metropoles.com

Após denúncias, Câmara vai ouvir concessionárias de cemitérios de SP

Concessionárias de cemitérios explicarão à Câmara Municipal denúncias de cobrança equivocadas de taxas, má gestão e problemas de manutenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Sales
popo-9
1 de 1 popo-9 - Foto: Bruna Sales

São Paulo — Representantes das concessionárias responsáveis pela gestão dos cemitérios de São Paulo vão à Câmara Municipal esta semana para serem ouvidos sobre as denúncias de má gestão e baixa qualidade de atendimento funerários na capital.

Entre esta segunda e quarta-feira (11/11 a 13/11), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Casa irá ouvir a SP Regula, agência da Prefeitura que faz a fiscalização dos contratos de concessão e privatização da capital, além de representantes da Consolare e do Grupo Maya, que são responsáveis pelos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Vila Mariana Santana, Tremembé, Vila Formosa, Saudade, Palheiros, Lapa, Lajeado e Campo Grande.

Desde que assumiram a concessão, em 2023, as duas empresas já foram alvo de inúmeras denúncias envolvendo problemas na conservação dos cemitérios, cobrança de taxas e mau atendimento.

No caso da Consolare, o Metrópoles mostrou que a concessionária já foi condenada pela Justiça por casos envolvendo atraso na entrega de caixão, ossos desaparecidos e corpo entregue dentro de um saco no caixão.

Os problemas vêm sendo discutidos há meses por parlamentares da Câmara Municipal, que ameaçam criar uma CPI dos Cemitérios.

Na última quarta-feira (6/11), um requerimento do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) foi aprovado pela Casa, convocando as concessionárias a se pronunciarem publicamente sobre as denúncias e a atual condição de conservação dos cemitérios.

Procurada pelo Metrópoles, a Consolare disse que “reforça que cumpre rigorosamente os termos da concessão e está confortável para prestar quaisquer esclarecimentos”. Já a Sp Regula disse que “está à disposição da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, para apresentar as informações solicitadas’.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo disse que “Cabe às concessionárias o cumprimento do compromisso assumido de garantir direitos e acesso a um serviço de qualidade e digno a todos, em especial, aos mais vulneráveis”.

O Grupo Maya não se manifestaram até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?