metropoles.com

Após decisão da Justiça, governo Tarcísio recua e anuncia adesão aos livros do MEC

Justiça determinou nesta 4ª feira a suspensão de ato do governo Tarcísio que retirou SP do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Renato Feder
1 de 1 Renato Feder - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo — Após liminar deferida pela Justiça paulista nesta quarta-feira (16/8), o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) recuou e anunciou que vai aderir ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC).

A informação foi anunciada na noite desta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Educação.

Segundo a pasta, os alunos da rede estadual terão à disposição tanto o material baseado no Currículo Paulista, quanto os livros didáticos fornecidos pelo MEC.

“A decisão de permanecer no programa no próximo ano se deu a partir da escuta e do diálogo com a sociedade, que resultou no entendimento de que mais esclarecimentos precisam ser prestados antes de que a mudança seja efetivada”, afirma a secretaria, em nota.

A pasta diz ainda que acredita que “o mais importante agora é planejar 2024 com foco no alinhamento desses materiais, buscando a coerência pedagógica, a qualidade no conteúdo das aulas ministradas e estabelecendo amplo diálogo para aperfeiçoar o trabalho dos professores”.

Decisão judicial

Na noite desta quarta-feira (16/8), antes do comunicado da secretaria comandada por Renato Feder, o juiz Antônio Augusto Galvão de França, da 4ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu, por meio de liminar, a retirada de São Paulo do PLDN, afirmando que “a abruta desconstituição administrativa da adesão ao programa é, em tese, apta a gerar sérios prejuízos à formação escolar dos estudantes e, também, ao erário estadual”.

O magistrado acolheu uma ação popular protocolada por três parlamentares do PSol contra a decisão de Renato Feder, que havia recusado a adesão aos livros didáticos do MEC para as escolas da rede estadual a alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Nesta quarta-feira, professores de escolas estaduais fizeram um protesto em frente à sede da Secretaria da Educaão contra o corte do material didático. A decisão do secretário Renato Feder foi amplamente criticada pela categoria nos últimos dias e também foi questionada por especialistas e alunos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?