metropoles.com

Após crise com coronéis, Tarcísio diz que não vai tolerar indisciplina

Após mudança entre coronéis da PMs, Tarcísio de Freitas disse nesta sexta (23/2), no Tribunal de Justiça Militar que não tolera indisciplina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Canal Gov
Lula e Tarcísio em Santos morte
1 de 1 Lula e Tarcísio em Santos morte - Foto: Canal Gov

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta sexta-feira (23/2), em evento no Tribunal de Justiça Militar, que não vai tolerar indisciplina na PM. A declaração acontece dois dias após promover a troca de 34 dos 63 coronéis da cúpula da corporação, o que abriu uma crise na instituição.

Tarcísio fez uma série de elogios à PM e, nesse contexto, disse também que não vai tolerar a indisciplina. “Polícia que sempre vai contar com o nosso respaldo e, da mesma forma, nós nunca vamos tolerar o excesso, o desvio de conduta, a indisciplina”, disse. “E é isso que faz da nossa instituição uma instituição de excelência, uma instituição para nos orgulhar”, afirmou.

O governador também disse que a PM está “fazendo um trabalho”, que vai trazer resultados para a sociedade. “Fico triste, às vezes, quando a polícia é injustamente atacada, quando as pessoas não compreendem a dificuldade de se lidar com o crime organizado cada vez mais cruel, cada vez mais ousado”, afirmou. A polícia tem sido acusada de uma série de violações dos direitos humanos e de agir com violência nas operações realizadas no litoral de SP.

Na última quarta-feira (21/2), mudança sem precedentes na cúpula da PM pegou o alto oficialato de surpresa e gerou reações bastante negativas entre coronéis da ativa e da reserva.

Os coronéis alinhados com as posições do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, passaram a comandar postos-chave na corporação. Deixaram os cargos integrantes do grupo que defende, por exemplo, a ampliação do uso das câmeras corporais e métodos menos violentos do que aqueles adotados nas operações do litoral paulista, que são alvos de denúncias e até apelação à Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre as trocas mais drásticas está a queda do subcomandante José Alexander de Albuquerque Freixo, número 2 da corporação e tido como um defensor das câmeras. Em seu lugar entrou José Augusto Coutinho, responsável anteriormente pelo Comando de Policiamento de Choque, para o qual responde a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?