Após chuva, São Paulo tem qualidade do ar considerada boa pela Cetesb
Após chuvas fracas, qualidade do ar é considerada boa em todos os pontos do estado de São Paulo com medições da Cetesb nesta segunda (16/9)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Após chuvas fracas e garoa, a qualidade do ar é considerada boa em todos os pontos do estado de São Paulo com medições da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), segundo boletim divulgado às 8h desta segunda-feira (16/9). A marca vem após São Paulo ter liderado o ranking de cidade com pior qualidade do ar do mundo por cinco dias consecutivos, de acordo com o site suíço IQAir.
A Cetesb monitora a qualidade do ar com base no Índice de Qualidade do Ar (IQA). Os valores de 0 a 40 estão na faixa “N1” e indicam uma qualidade do ar boa. Nesta segunda, a região metropolitana de São Paulo registrou 22 pontos.
Quando o IQA vai de 41 a 80 a qualidade do ar é considerada moderada (N2); de 81 a 120, é ruim (N3); de 121 a 200, é muito ruim (N4), e acima de 200, é péssima (N5).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a formação de uma área de baixa pressão gerou instabilidades que se deslocaram do Paraná para o estado de São Paulo. Por conta disso, o dia começou com chuva variando entre fraca a moderada intensidade, o que favorece a melhora significativa da qualidade do ar.
Um levantamento do CGE aponta que, segundo imagens de radar, na manhã desta segunda-feira, chove nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Jaú, Botucatu, Sorocaba, Registro, São Paulo, Piracicaba e Baixada Santista.
Veja:
A manhã desta segunda-feira apresenta céu encoberto e chuva fraca, por vezes moderada, na capital e Grande São Paulo. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontam 13°C na Capela do Socorro, na zona sul, e 17°C no Itaim Paulista, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais é de 100%.
A tendência é que a chuva continue de forma intermitente no período da manhã, e perca intensidade no período da tarde. Por conta do tempo fechado e úmido, a temperatura não sobe muito. A máxima não deve passar dos 18°C, e a mínima de 14°C deverá ser observada durante a noite.
De acordo com os dados do CGE, a média pluviométrica da cidade entre às 0h e 7h da manhã foi de 3,5mm, o que corresponde a 5,1mm da média do mês, que é de 68,5mm. O volume pluviométrico acumulado de setembro até o momento é de apenas 3,9mm de chuva, o que corresponde a 5,7% dos 68,5mm esperados para o mês.
Próximos dias
Nos próximos dias, o tempo continua instável e com umidade elevada na capital paulista. Por conta disso, a temperatura não sobe muito.
A terça-feira (17/9) vai começar com tempo fechado e garoa ocasional. No decorrer do dia, o céu encoberto predomina, com leve sensação de frio. A mínima é de 14°C e a máxima, de 18°C.
Na quarta-feira (18/9), haverá muitas nuvens e poucas aberturas de sol. Durante a tarde, a propagação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas isoladas e rápidas. Os termômetros oscilam entre 14°C na madrugada e 22°C no início da tarde.