Após calorão, chuva deixa SP em estado de atenção para alagamentos
Frente fria que chega à capital paulista nesta quarta-feira (27/9) provoca chuva em toda a cidade; zona oeste teve queda de granizo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A frente fria que chega a São Paulo nesta quarta-feira (27/9), após uma forte onda de calor, já provoca chuva intensa em vários pontos da capital paulista, e colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos às 15h.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou quatro pontos de alagamento transitáveis: dois no Elevado Presidente João Goulart, um na Marginal Tietê e outro na Avenida Itaquera.
Nos bairros da Santa Cecília, no centro, e em Itaquera, na zona leste, o céu escureceu com a chegada da chuva no início da tarde. No Alto de Pinheiros e no Jaguaré, na zona oeste, e na região da Avenida Paulista, houve queda de granizo (veja vídeo).
Além disso, segundo o CGE, a estação meteorológica Santana/Tucuruvi, na zona norte da cidade, registrou rajadas de vento de 70km/h às 15h30.
O Centro Nacional Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu um alerta com risco hidrológico alto para a Região Metropolitana de São Paulo e para Campinas, no interior do estado.
Na capital, a chuva forte deu lugar ao sol pouco mais de uma hora depois. Às 16h20, São Paulo saiu do estado de atenção, de acordo com o CGE.
Queda de temperatura
Nesta quarta-feira (27/9), a temperatura máxima chegou a 32,7°C, e a mínima deve acontecer durante a noite, quando os termômetros devem marcar 20°C. Na quinta-feira (28/9), a frente fria vai derrubar a temperatura, e a cidade deve ter máxima de 20°C.
O Corpo de Bombeiros informa que atendeu a 51 ocorrências relacionadas a quedas de árvores na capital e região metropolitana. Os casos foram registrados na zona norte e no centro da capital e em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Dois desabamentos ocorreram na cidade: um na Brasilândia e outro na Vila Guilherme, ambos na zona norte. Os bombeiros não divulgaram informações sobre eventuais vítimas. Na Ponte Rasa, zona leste, foi registrada a ocorrência de enchente.