Apagão: técnicos da Enel trocam poste já prevendo nova queda de árvore
Árvore na Avenida Santo Amaro já derrubou poste, causou apagão e tronco que restou pende sobre fiação na zona sul de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A rede de energia elétrica nem foi totalmente restabelecida e prestadores de serviço da Enel já se preocupam com a situação das árvores na Avenida Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Uma delas, em especial, tem parte do tronco pendendo sobre a fiação e, segundo eles, pode ceder com as chuvas previstas para o fim da semana, com chance de novo apagão.
Um pau ferro gigantesco perdeu parte do tronco no temporal de sexta-feira (11/10), arrastando a fiação na altura do número 7.000 da Santo Amaro. O impacto foi tão forte que arrancou o pedaço de um poste. A amarração de aço ficou totalmente retorcida. A Enel foi nesta terça (15/10) ao local para fazer a substituição. Na segunda (14/10), o Metrópoles já havia mostrado a situação.
Um pedaço de tronco que restou pende perigosamente sobre a faixa da esquerda da avenida, podendo atingir também a fiação, caso ocorra um novo temporal, segundo os técnicos da concessionária que trabalhavam na troca do poste, parte deles vinda emergencialmente do Norte, Nordeste e de outras regiões do Brasil. A perda de parte dos galhos teria feito a árvore ficar instável, desequilibrada.
O risco de queda expõe a falta de coordenação entre os envolvidos em minimizar os danos após o temporal da última sexta. Perto dali, equipe da prefeitura ainda removia troncos que restaram de árvores destruídas na tempestade.
Em outros locais da região de Santo Amaro, ainda havia avenidas parcialmente interditadas, semáforos apagados e postes destruídos, mesmo quatro dias após a tempestade.
Na Avenida Vereador José Diniz, por exemplo, dois postes estão partidos ao meio e afiação tombada, com uma das faixas de circulação, no sentido bairro, fechada com cones da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).