Antigo Mappin e Casas Bahia, prédio no centro será unidade do Sesc
Prédio João Brícola, no centro de SP, já foi loja do Mappin e da Casas Bahia e agora será uma nova unidade do Sesc
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Icônico no centro da capital paulista, o edifício João Brícola será uma nova unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), com instalações voltadas a atividades culturais, esportivas e de lazer. O prédio já foi sede do shopping Mappin e, mais recentemente, uma unidade da Casas Bahia.
O Sesc São Paulo afirma que a aquisição é muito recente e que as características da nova unidade ainda estão na fase de planejamento. No entanto, já está confirmado que a atual gerente do Sesc Carmo, Patrícia Piquera, será responsável pelo funcionamento da entidade no edífico João Brícola.
O prédio foi comprado em 2019 da Santa Casa de Misericórdia pelo grupo São Carlos, que é controlado pelas famílias de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, acionistas da Americanas implicados no rombo de R$ 20 bilhões na contabilidade da varejista.
Casas Bahia
A loja Casas Bahia que funcionava no prédio havia 18 anos fechou as portas em 3/3 e a marquise do prédio logo começou a receber barracas de pessoas em situação de rua. O fechamento do comércio agravou o cenário de abandono do centro histórico da capital paulista. Veja fotos:
Prédio histórico
O Edifício João Brícola tem 13 pavimentos e ficou famoso por abrigar por 60 anos a primeira loja da rede de departamentos Mappin no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1990.
Símbolo de pujança no século passado, o prédio fica localizado em frente ao Theatro Municipal, próximo da sede da Prefeitura de São Paulo, do outro lado do Viaduto do Chá.
O prédio foi projetado pelo arquiteto Elisário Bahiana, responsável por desenhar o viaduto, e foi construído em 1939.