metropoles.com

Anac proíbe aumento da quantidade de voos no aeroporto de Guarulhos

Portaria da Anac dá 60 dias para o cumprimento da determinação; Aeroporto de Guarulhos deve ter, no máximo, 2.714 voos semanais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais GRU Airport
Pista de aeroporto com aeronaves estacionadas, o céu está azul com nuvens
1 de 1 Pista de aeroporto com aeronaves estacionadas, o céu está azul com nuvens - Foto: Reprodução/Redes Sociais GRU Airport

São Paulo — A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu que o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, amplie sua frequência de operações aéreas de transporte público de passageiros acima do limite de 2.714 voos semanais.

A Anac determina o prazo de 60 dias para que a medida seja cumprida, prazo válido a partir desta quarta-feira (5/6), data que a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. O documento é assinado pelo gerente de certificação e segurança operacional da agência, Eduardo Henn Bernardi.

0

 

Em caso de descumprimento, será aplicada redução de 5% (cinco por cento) nos limites de frequência estabelecidos – o  total, então, seria de, no máximo, 2.578 voos semanais.

A medida tem caráter provisório, sem prazo determinado, e será mantida até que o operador do aeroporto regularize a situação de não conformidades identificadas na fiscalização da Anac, sem prejuízo da adoção de novas medidas, caso se entendam necessárias, diz a agência.

No mês de abril de 2024, 23.116 voos partiram ou chegaram do terminal. Do total, foram 16.978 voos domésticos, e outros 6.138 voos internacionais. Mais de 3,2 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto no período.

A Gru Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos, afirmou em nota ao Metrópoles, que considera a decisão desproporcional e espera uma revisão da determinação.

A concessionária afirma que vem executando um plano de ação acordado com a Anac para melhorias na infraestrutura, sem risco às operações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?