metropoles.com

Ameaçada de extinção, onça-pintada nasce no interior de SP. Veja

O bebê nasceu no dia 6 de junho e ainda está sob os cuidados da mãe Clô, de três anos, em um centro de conservação em Cotia (SP)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
onça-pintada-SP
1 de 1 onça-pintada-SP - Foto: null

São Paulo — Um filhote de onça-pintada (vídeo abaixo), espécie ameaçada de extinção, nasceu em um centro de conservação em Cotia, no interior de São Paulo

O bebê é filho da Clô, uma fêmea de três anos vinda do Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), e do Rudá, um macho de dois anos nascido no BioParque Vale Amazônia e que veio de Parauapebas (PA). Ambos estão no Animália Reserva, em Cotia. 

Ainda não é possível identificar o sexo do bebê, já que ele está totalmente sob os cuidados da mãe, sem interferência da equipe técnica do parque. Ele nasceu no dia 6 de junho.

“Estamos muito felizes com o nascimento da oncinha”, disse o diretor técnico do Animália Reserva, Marco Majolo. “O bebê nasceu muito bem e está mamando. A Clô é uma mãezona e tem se dedicado ao filhote.”

De acordo com Marco, em cerca de 14 semanas o bebê passará a se alimentar sozinho, o que tornará a identificação do sexo possível. 

Rudá e Clô integram o Programa Nacional de Conservação da Onça-Pintada, que incentiva o intercâmbio de animais entre bio-parques e zoológicos e a reprodução sob cuidados humanos para promover a conservação da espécie prioridade na Red List (lista vermelha), da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). 

A iniciativa integra o Programa de Conservação e Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (AZAB).

Acasalamento

Para que a reprodução entre onças-pintadas ocorra, é preciso que elas estejam em um ambiente adequado, sem estresse. Além disso, o casal precisa desenvolver afinidade. Todo o processo de pareamento, ou acasalamento, é acompanhado por biólogos e veterinários. 

A gestação das onças dura de 90 a 110 dias. Normalmente, a espécie dá à luz um ou dois filhotes. Na natureza, a fêmea cuida de seus filhotes até que eles atinjam cerca de dois anos, para garantir que conseguirão sobreviver sozinhos. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?