“Aujudante”: vira-lata faz segurança de AME no interior de São Paulo
Vira-lata Lima “faz a segurança” do AME de Presidente Prudente junto com os vigilantes locais. Cão está há seis anos na unidade de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Visitar um Ambulatório Médico de Especialidade (AME) não costuma ser um compromisso animador, visto que geralmente envolve um problema de saúde. No entanto, para os pacientes de Presidente Prudente, no centro-oeste de São Paulo, há um estímulo especial: um “aujudante” de segurança, o vira-lata Lima.
Lima foi “contratado” pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) há seis anos, pois ele sempre acompanhava os seguranças de forma voluntária. Agora, o cão ajuda os funcionários na ronda para proteger o local.
De acordo com o governo de São Paulo, os pacientes têm contato com o cachorro assim que chegam na unidade.
“Ele sempre fica na porta de entrada, às 7h, e todos os colaboradores têm uma interação com ele, mas ele gosta mesmo de ficar com a equipe de vigilância”, revela a assistente social da AME de Presidente Prudente.
O vigilante patrimonial da unidade, Matheus Dias Fantucci, recebe a companhia de Lima durante a ronda desde dezembro de 2022 já teve a oportunidade de presenciar o animal em ação, ajudando efetivamente na segurança do local.
“Já aconteceu de chegar paciente com os ânimos exaltados, e ele conseguiu identificar o comportamento atípico, e nos sinalizou por latidos”, conta.
A dedicação de Lima lhe garantiu um crachá de identificação igual ao dos funcionários do local. No documento, pendurado em uma coleira, está uma foto do cão, seu nome e seu cargo: vigilante patrimonial.
Um alívio para o clima do AME
Brincadeiras à parte, segundo o governo do estado, a verdadeira função de Lima é distrair o clima da unidade de saúde e animar quem passa pelo local.
“Meu filho é autista e, se tivesse aqui, o Lima o deixaria mais calmo, porque ele gosta de bicho. Então, além de alegrar, deixa o ambiente mais tranquilo”, relatou a paciente Miriam Caetano da Silva.
“A função principal dele é deixar os nossos dias mais leves. Ele torna o ambiente mais humanizado, porque a presença de um animal de estimação demonstra que você vai ser bem recebido”, completa Camila.