metropoles.com

Alvo do MPF, Jovem Pan tenta acordo para impedir cassação de concessões

Jovem Pan é alvo de ação do MPF que pede cancelamento das outorgas da rádio por disseminar fake news e incitar atos antidemocráticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/redes
logo da jovem pan - metrópoles
1 de 1 logo da jovem pan - metrópoles - Foto: reprodução/redes

São Paulo — Alvo de uma ação do Ministério Público Federal (MPF), por supostamente disseminar fake news e incitar atos antidemocráticos, a Jovem Pan tenta, nesta quinta-feira (24/8), um acordo para impedir a a cassação das outorgas de radiodifusão da emissora.

Em junho, o MPF de São Paulo ajuizou uma ação civil pública que pede o cancelamento das três outorgas de radiodifusão da Jovem Pan e a aplicação de uma multa de R$ 13,4 milhões contra a emissora, para “indenizar a sociedade brasileira pelos graves danos morais coletivos causados”.

Segundo o MPF, a Jovem Pan praticou, ao menos entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano, “sistemáticos e multifacetados abusos à sua liberdade de radiodifusão tipificados em lei, veiculando conteúdos desinformativos sobre o funcionamento de instituições públicas nacionais e conteúdos incitatórios à violência e à ruptura do regime democrático brasileiro”.

Nas últimas semanas, a emissora sinalizou aos procuradores federais com uma proposta de acordo para tentar extinguir a ação civil pública. A proposta será formalmente apresentada nesta quinta-feira, em audiência presencial na 6ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo.

O pedido do MPF não abrange o canal na TV paga, lançado pela Jovem Pan em 2021. Além da indenização de R$ 13,4 milhões, os procuradores pedem a veiculação de 15 inserções diárias na programação da rádio, durante quatro meses, com mensagens de dois a três minutos que tratem da credibilidade do processo eleitoral e de outras instituições.

Na ocasião, a Jovem Pan se manifestou dizendo que “reafirma diariamente, ao longo de 80 anos, seu compromisso com a sociedade brasileira e a democracia” e que iria se defender nos autos do processo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?