metropoles.com

Alunos de escola em Taboão da Serra fazem paralisação após assaltos

Estudantes da Escola Estadual Zeicy Apparecida Nogueira Baptista, em Taboão da Serra, se tornaram alvos frequentes de bandidos de moto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem em preto e branco mostra dois homens em uma moto assaltando jovens que saem de escola em Taboão da Serra, na Grande SP - Metrópoles
1 de 1 Imagem em preto e branco mostra dois homens em uma moto assaltando jovens que saem de escola em Taboão da Serra, na Grande SP - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – Uma onda de assaltos tomou conta da região da Escola Estadual Zeicy Apparecida Nogueira Baptista, no Jardim Oliveiras, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Os alunos da instituição de ensino se tornaram alvos frequentes de criminosos armados em motocicletas. Eles realizam arrastões no horário de saída dos estudantes para roubar celulares.

Os estudantes organizaram uma greve e não estão indo para as aulas em protesto contra a violência na região. Eles pedem providências para as autoridades.

Além disso, a diretora e a vice-diretora da EE Zeicy Apparecida Nogueira Baptista foram ao 1º DP de Taboão da Serra na última quinta-feira (6/6) para relatar os fatos ocorridos.

Só no mês de junho, foram registrados quatro assaltos à mão armada e outras sete tentativas frustradas, todos ocorridos nas proximidades da escola. O último incidente ocorreu na quarta-feira (5/6).

Segundo relatos das vítimas e testemunhas, os assaltantes agem sempre da mesma maneira: dois indivíduos em uma moto se aproximam rapidamente dos estudantes que estão a caminho da escola ou voltando para casa e exigem seus pertences sob ameaça. Celulares, carteiras e mochilas são os principais alvos dos criminosos.

Pelo menos três motos diferentes foram vistas circulando pelas redondezas da escola, esperando o momento certo para abordar os alunos.

Câmeras de segurança registraram um desses assaltos e alunos correndo para tentar escapar.

O medo se espalhou pelo bairro, especialmente entre os pais dos adolescentes, que agora temem pela segurança de seus filhos.

“É muito preocupante saber que nossos filhos estão em perigo ao sair de casa para estudar. Algo precisa ser feito imediatamente”, diz a mãe de um estudante do período noturno.

Em nota, a Secretaria da Educação (Seduc) informou que a direção do colégio está prestando suporte aos alunos e pais e que já solicitou o reforço da ronda escolar na região.

Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que as forças de segurança do Estado estão empenhadas em coibir os crimes no bairro, incluindo os contra o patrimônio.

De acordo com a pasta, os roubos no 1° DP de Taboão da Serra, responsável pela área citada, caíram 4,6% nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, 131 criminosos foram presos e apreendidos.

A secretaria informa também que o policiamento preventivo e ostensivo do programa Ronda Escolar é realizado por policiais militares no entorno das unidades educacionais, além do policiamento já empregado nas imediações das escolas, que será reforçado na região mencionada.

A SSP disse ainda que foi localizada apenas uma ocorrência de roubo na região, ocorrido no dia 1º de junho.

A polícia pede para que as vítimas e/ou seus responsáveis não deixem de registrar a ocorrência; esta é uma medida necessária saber onde estão os pontos mais críticos e intensificar o policiamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?