metropoles.com

Aliados de Nunes articulam para barrar candidaturas de Marçal e Datena

Equipe de Nunes faz ofensiva para tentar inviabilizar as candidaturas de Marçal e Datena e abrir espaço ao prefeito no campo da direita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco de cabelos e barba pretos, de terno e camisa azuis, gesticulando com as mãos, em uma sala com paredes amarelas e quadros com fotos em preto e branco - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco de cabelos e barba pretos, de terno e camisa azuis, gesticulando com as mãos, em uma sala com paredes amarelas e quadros com fotos em preto e branco - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo — Aliados do prefeito Ricardo Nunes (MDB) lançaram uma ofensiva, nos bastidores, para tentar minar as candidaturas do apresentador José Luiz Datena (PSDB) e do coach Pablo Marçal (PRTB) nestas eleições. Ambos têm potencial de tirar votos de Nunes entre eleitores mais alinhados à direita, mesmo com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao emedebista.

Ao menos por ora, as entradas de Marçal e Datena na disputa não afetaram a polarização entre o prefeito e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na última terça-feira (25/6). Mas o alerta entre os aliados do prefeito já foi dado diante do crescimento dos dois pré-candidatos em algumas pesquisas.

Em uma das frentes de ação, aliados de Nunes decidiram tomar pé das disputas jurídicas que envolvem o PRTB em São Paulo, que pode retirar do cargo o atual presidente nacional da legenda, Leonardo Alves Araújo, o Avalanche, que apoia Marçal.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, há uma ação em segredo de Justiça com acusações de membros do diretório paulista do partido contra Avalanche e a direção nacional. Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido não tem diretório ativo no estado.

A estratégia é avaliar até se é o caso de dar suporte jurídico aos membros do partido contrários a Avalanche e, consequentemente, Marçal. O coach e empresário já tentou se candidatar a deputado federal nas últimas eleições, mas teve seu registro barrado pela Justiça.

A entrada de Marçal na disputa causou duas mudanças na campanha de Nunes, segundo aliados. A primeira, pública, foi a antecipação da decisão pelo nome de vice na chapa do prefeito, o bolsonarista Coronel Mello Araújo (PL), oficializada na semana passada. A segunda, mais interna, foi dar mais atenção ao monitoramento das redes socias de Nunes e do próprio Marçal, que tem mais de 10 milhões de seguidores só no Instagram.

Marçal quase dobrou o percentual de entrevistados que disseram que votarão nele no levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta semana, em relação à pesquisa de maio. No cenário sem Datena, ele teve 11,9% das intenções. No levantamento anterior, o índice era 6,9% — Nunes tem 31,1% e está empatado tecnicamente com Boulos, que tem 27%.

De olho em Datena

No caso de Datena, embora ainda haja dúvidas sobre a real intenção de o apresentador se candidatar, a equipe de pré-campanha do prefeito não desistiu de costurar um acordo com os tucanos para fazer do PSDB o 13º partido na coligação de Nunes.

A campanha emedebista entende que a aproximação deve ser feita diretamente com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e com deputado federal Aécio Neves, que têm grande influência sobre as decisões do diretório municipal, presidido pelo ex-senador José Aníbal.

O PSDB e o Cidadania, que estão unidos em uma federação, têm interesse em obter apoio do MDB em cidades em que o grupo tem chances mais reais de vitória do que na capital, como em Ribeirão Preto, com Alessandro Hirata, candidato de Duarte Nogueira, e São Bernardo do Campo, com Alex Manente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?