metropoles.com

Aliados celebram presença “cirúrgica” de Nunes em ato pró-Bolsonaro

Participação discreta do prefeito Ricardo Nunes no ato de Jair Bolsonaro na Av. Paulista não deve alterar rumos da eleição, avaliam aliados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida mostra um bar instalado em um salão amplo, com uma mesa redonda ao centro, ocupada por ricardo nunes, jair bolsonaro, tarcísio de freitas e outros políticos, todos vestidos de amarelo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um bar instalado em um salão amplo, com uma mesa redonda ao centro, ocupada por ricardo nunes, jair bolsonaro, tarcísio de freitas e outros políticos, todos vestidos de amarelo - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo — Aliados do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), avaliaram como bem-sucedida a ida do emedebista ao ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse domingo (25/2), na Avenida Paulista. Para eles, a presença do prefeito, que vestiu amarelo, subiu no trio elétrico, mas não discursou, foi “cirúrgica”.

Com a aparição discreta, na visão dos aliados, Nunes conseguiu se manter na órbita do bolsonarismo, de quem espera apoio, e votos, na eleição deste ano, mas sem desagradar os eleitores de centro. Até políticos que haviam ficado contrariados com a decisão do prefeito de ir ao ato, concluíram que o saldo político foi positivo.

Nunes encontrou com Bolsonaro no começo da tarde, antes do ato, no Palácio dos Bandeirantes. Ele foi convidado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que hospeda o ex-presidente e de quem é aliado. No trio elétrico, o nome do prefeito foi citado brevemente por Bolsonaro, que parabenizou o trabalho da guarda municipal (GCM).

Ao longo do dia, o prefeito postou fotos com aliados do bolsonarismo, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o senador Marcos Pontes (PL), além de Tarcísio. Depois da manifestação, o prefeito encontrou Bolsonaro à noite, em uma pizzaria de Higienópolis, região central de São Paulo (foto em destaque).

A cúpula do MDB, seu partido, havia ficado contrariada com a participação do prefeito no evento, que poderia ser palco para novos ataques de Bolsonaro e seus apoiadores ao Supremo Tribuna Federal (STF). Desta vez, contudo, Bolsonaro não fez nenhum ataque ao Judiciário. Essa função coube ao pastor Silas Malafaia, organizador do ato.

A manifestação foi convocada por Bolsonaro após a operação da Polícia Federal (PF) que investiga ele e aliados por um suposto plano de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota na eleição de 2022.  A pedido do ex-presidente, os apoiadores não levaram faixas e cartazes contra o STF.

Uma radicalização do ato poderia contaminar a campanha de Nunes, segundo aliados. Antes do ato, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), principal adversário do prefeito, já havia dito que o emedebista participaria de um “ataque à democracia”.

Contudo, Bolsonaro fez um pronunciamento em que pediu paz, após ter se encontrado com Michel Temer para preparar seu discurso. E Nunes celebrou o saldo final da manifestação. “Diferentemente do que alguns andaram falando por aí, esta manifestação fortalece a democracia do Brasil”, disse.

Como mostrou o Metrópoles nesta segunda-feira (26/2), Nunes buscou aliança com Bolsonaro para evitar uma candidatura genuinamente bolsonarista que ameaçasse a sua ida ao segundo turno. Pesquisas analisadas pela campanha do emedebista mostram que o ex-presidente tem potencial de transferência de votos de 20% na cidade de São Paulo.

Considerando que Nunes tem crescido nas pesquisas de intenção de voto à Prefeitura, a “missão” do prefeito era terminar o domingo sem uma derrapagem que pudesse alterar esse cenário. Desse modo, a participação discreta, ou “cirúrgica”, agradou ao núcleo político do prefeito e também o entorno de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?