Aliado de Kassab, Domingos Dissei toma posse como presidente do TCM
Conselheiro foi indicado à corte pelo ex-prefeito em 2012. Dissei sucede Eduardo Tuma, que comandará Núcleo de Tecnologia da Informação
atualizado
Compartilhar notícia
![domingos dissei](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/29122203/domingos-dissei-.jpg)
São Paulo – O conselheiro Domingos Dissei foi empossado nesta quarta-feira (29/1) como presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo, durante a primeira sessão ordinária da corte em 2025.
Dissei, 72 anos, assume o posto que foi ocupado por Eduardo Tuma nos últimos dois anos. O novo presidente do TCM foi eleito por unanimidade de votos em 16 de dezembro.
Engenheiro civil, Domingos Dissei é conselheiro desde 2012, após indicação do então prefeito Gilberto Kassab (PSD). Antes, foi vereador por quatro mandatos, administrador regional (equivalente aos atuais subprefeitos) do Ipiranga, seu reduto político, e secretário municipal das subprefeituras.
“[O fato de] eu estar aqui se deve bastante ao Kassab. Foi ele quem me indicou e, por unanimidade, vim para cá”, afirmou Dissei no discurso de posse.
O veterano conselheiro ainda elogiou a gestão de Tuma à frente do tribunal. “Ele que começou essa parte de inteligência artificial e TI aqui. Foi bastante importante, usamos bastante. Começou a alfabetização digital do TCM. Vai ser difícil de substituir”, afirmou.
O novo presidente da corte de contas ainda elogiou algumas ações da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), como o Smart Sampa, sistema de câmeras inteligentes para identificação de foragidos da Justiça.
Autoridades presentes
A sessão de posse teve a presença de diversas autoridades, como Nunes, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira (União), o secretário estadual de governo, Gilberto Kassab (PSD), secretários municipais e estaduais, deputados e vereadores.
De acordo com o TCM, Domingos Dissei se destacou na fiscalização de grandes obras do município, como a da revitalização da Avenida Santo Amaro. “Ao propor melhorias em editais de corredores de ônibus, gerou uma economia de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos apenas entre 2023 e 2024”, informou a corte em texto institucional.
Também nesta quarta, o conselheiro Ricardo Torres, indicado por Ricardo Nunes ao TCM em 2023, assumiu a vice-presidência da corte. Já Roberto Braguim foi empossado como conselheiro-corregedor.
O ex-presidente Eduardo Tuma, indicado à corte por Bruno Covas, comandará a o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O conselheiro João Antonio segue à frente da Escola de Gestão e Contas do TCM.
O TCM é composto por cinco conselheiros. De acordo com a legislação municipal, três são indicados pela Câmara Municipal e dois pelo Executivo.