metropoles.com

Aliado de Kassab, Domingos Dissei toma posse como presidente do TCM

Conselheiro foi indicado à corte pelo ex-prefeito em 2012. Dissei sucede Eduardo Tuma, que comandará Núcleo de Tecnologia da Informação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TCM
domingos dissei
1 de 1 domingos dissei - Foto: Reprodução/TCM

São Paulo – O conselheiro Domingos Dissei foi empossado nesta quarta-feira (29/1) como presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo, durante a primeira sessão ordinária da corte em 2025.

Dissei, 72 anos, assume o posto que foi ocupado por Eduardo Tuma nos últimos dois anos. O novo presidente do TCM foi eleito por unanimidade de votos em 16 de dezembro.

Engenheiro civil, Domingos Dissei é conselheiro desde 2012, após indicação do então prefeito Gilberto Kassab (PSD). Antes, foi vereador por quatro mandatos, administrador regional (equivalente aos atuais subprefeitos) do Ipiranga, seu reduto político, e secretário municipal das subprefeituras.

“[O fato de] eu estar aqui se deve bastante ao Kassab. Foi ele quem me indicou e, por unanimidade, vim para cá”, afirmou Dissei no discurso de posse.

O veterano conselheiro ainda elogiou a gestão de Tuma à frente do tribunal. “Ele que começou essa parte de inteligência artificial e TI aqui. Foi bastante importante, usamos bastante. Começou a alfabetização digital do TCM. Vai ser difícil de substituir”, afirmou.

O novo presidente da corte de contas ainda elogiou algumas ações da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), como o Smart Sampa, sistema de câmeras inteligentes para identificação de foragidos da Justiça.

Autoridades presentes

A sessão de posse teve a presença de diversas autoridades, como Nunes, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira (União), o secretário estadual de governo, Gilberto Kassab (PSD), secretários municipais e estaduais, deputados e vereadores.

De acordo com o TCM, Domingos Dissei se destacou na fiscalização de grandes obras do município, como a da revitalização da Avenida Santo Amaro. “Ao propor melhorias em editais de corredores de ônibus, gerou uma economia de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos apenas entre 2023 e 2024”, informou a corte em texto institucional.

Também nesta quarta, o conselheiro Ricardo Torres, indicado por Ricardo Nunes ao TCM em 2023, assumiu a vice-presidência da corte. Já Roberto Braguim foi empossado como conselheiro-corregedor.

O ex-presidente Eduardo Tuma, indicado à corte por Bruno Covas, comandará a o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O conselheiro João Antonio segue à frente da Escola de Gestão e Contas do TCM.

O TCM é composto por cinco conselheiros. De acordo com a legislação municipal, três são indicados pela Câmara Municipal e dois pelo Executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?