Aliado de ex-ministro de Bolsonaro deixa cargo na Saúde de Tarcísio
Médico Sérgio Okane deixa posto de número 2 da Secretaria da Saúde do governo Tarcísio; em seu lugar, assume Priscilla Perdicaris
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O médico Sérgio Okane deixou, nessa segunda-feira (25/9), o cargo de secretário-executivo da Saúde da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ex-braço direito de Marcelo Queiroga no Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro (PL), Okane era o número 2 da pasta em São Paulo.
A saída do médico ortopedista foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26/9). Segundo o governo do estado, a nova secretária-executiva da Saúde é Priscilla Reinisch Perdicaris, ex-assessora direta do secretário Eleuses Paiva e considerada uma profissional de “perfil técnico”.
Enquanto atuou no Ministério da Saúde junto a Queiroga, Okane foi secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES) entre abril de 2021 e fevereiro de 2022.
O médico deixou o cargo em Brasília em meio a uma dança das cadeiras que teve início com a saída de Mayra Pinheiro – conhecida como “Capitã Cloroquina” – da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).
O ortopedista não se envolveu publicamente em polêmicas a respeito da cloroquina. Durante o período em que atuou no ministério, Okane foi um dos principais nomes nas estratégias de combate ao vírus.
Nova secretária-executiva
De acordo com nota do governo do estado, Priscilla Perdicaris integrou a equipe de transição da administração atual a partir da eleição do ano passado e, desde janeiro, atuava na gestão de projetos da pasta como assessora direta de Paiva.
“Estou comprometida em aplicar minha experiência e determinação para ampliar o acesso aos serviços de saúde e buscar soluções inovadoras que nos permitam enfrentar com êxito os inúmeros desafios da pasta, com o apoio fundamental de nossa equipe dedicada,” afirmou Priscilla.
Formada em engenharia civil e doutora em Administração Pública pela FGV, Priscilla atua na área da Saúde há mais de 20 anos, tanto no setor privado quanto no setor público.
“Nós agradecemos o trabalho incansável de Sérgio Okane e a sua dedicação à saúde da população paulista. Tenho total confiança que a Priscilla Perdicaris trará seu perfil técnico e sua experiência em gestão para irmos ainda mais longe nas melhorias que queremos promover no atendimento à saúde no Estado de São Paulo,” afirmou o secretário Eleuses Paiva.