metropoles.com

Alesp sabatina e vota indicação de aliado de Mendonça para TCE na 4ª

Maxwell Borges de Moura Vieira, aliado do ministro do STF André Mendonça, deve assumir vaga de conselheiro no TCE com apoio de Tarcísio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andressa Anholete/SCO/STF
André Mendonça
1 de 1 André Mendonça - Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai sabatinar, na manhã desta quarta-feira (11/9), o advogado Maxwell Borges de Moura Vieira para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Max, como é conhecido, foi indicado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pode ter o cargo de conselheiro votado no mesmo dia pelos deputados.

Metrópoles já havia divulgado que o nome de Max para o TCE é consenso entre os principais líderes partidários para assumir a cadeira de Robson Marinho, que deve se aposentar neste ano. A vaga é uma das três que a Alesp poderá indicar até o fim de 2025, diante das aposentadorias dos conselheiros.

A sabatina feita pelos deputados é praxe para os candidatos. Ela foi marcada para iniciar às 11h no plenário da Casa. Já existe acordo entre os deputados, firmado no colégio de líderes desta terça (10/12), de que a indicação de Max seja votada horas depois, no período da tarde.

Max havia sido preterido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no ano passado, quando o escolhido para a última vaga na Corte foi o ex-deputado federal Marco Bertaiolli, cuja indicação foi fruto de uma costura entre o secretário de Governo Gilberto Kassab (PSD) e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Agora, Tarcísio não só apoia o nome de Max como tem pedido a deputados para que aprovem a indicação de Mendonça ao TCE.

Caso tenha o nome aprovado por maioria simples — 48 votos dos 94 deputados estaduais — Max ocupará a cadeira do conselheiro. Ele foi diretor do Detran paulista entre 2017 e 2019, nos governos do PSDB, e diretor da Telebras durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Mendonça, ao fazer lobby por seu indicado, já argumentou que se trata de um nome técnico.

Irritação

O ministro do STF admitiu a pessoas próximas, no ano passado, sua irritação por ter tido sua indicação preterida pelo governador, que foi seu colega na Esplanada dos Ministérios durante o governo Bolsonaro. Na época da eleição de 2022, Tarcísio teria se colocado à disposição para receber indicações e conselhos do ministro do STF caso fosse eleito.

O próprio nome de Max era visto com bons olhos até mesmo pela oposição ao governo Tarcísio na Alesp, que era refratária à indicação de Bertaiolli. Mesmo entre a base governista, a imposição do nome do ex-deputado havia provocado certo incômodo. A indicação já conta com 88 assinaturas, das 94 possíveis, em favor de sua candidatura. Os deputados que não assinaram a favor do nome são da bancada do PSol.

Composto por sete conselheiros, o TCE é responsável por fiscalizar as despesas e também por julgar as contas do governo estadual, de entidades da administração direta e indireta, de autarquias e de 644 prefeituras paulistas — a exceção é a capital, fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?