metropoles.com

Alesp pede explicação ao dono da Amil por onda de contratos cancelados

Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de SP convidou José Seripieri Filho, dono da Amil, para prestar esclarecimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem colorida mostra o empresário José Seripieri Junior, dono da Amil, um homem branco de cabelo levemente grisalho, vestindo terno preto, camisa branca e gravata azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o empresário José Seripieri Junior, dono da Amil, um homem branco de cabelo levemente grisalho, vestindo terno preto, camisa branca e gravata azul - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo — Depois de receber 160 denúncias de cancelamento unilateral de contratos de saúde, a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (14/5) , um convite para que o dono da Amil, José Seripieri Filho, preste esclarecimentos sobre o assunto.

As denúncias, centralizadas no gabinete da deputada estadual Andréa Werner (PSB), extrapolam casos de atendimento para pacientes portadores de deficiência. A Amil, de acordo com o gabinete, cancelou contratos de pacientes com ou sem deficiência, entre as quais autistas, pessoas com paralisia cerebral, crianças transplantadas, hemofílicas, gestantes de mais de 30 semanas.

Auxiliares da deputada tratam do atual quadro como uma “segunda onda” de cancelamento de contratos de planos de saúde. A primeira onda foi no ano passado, praticada por outra operadora de saúde, a Unimed.

Segundo as denúncias recebidas, esses pacientes, inclusive as gestantes, estariam sendo orientada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a procurar outro plano de saúde para fazer a portabilidade — sem nenhuma garantia de que alguma outra empresa as aceitaria e daria continuidade aos tratamentos, vitais.

O convite a Seripieri Filho não quer dizer que o dono da Amil terá de comparecer — a comissão não tem poderes para convocar testemunhas. O requerimento com o convite foi aprovado por parlamentares da oposição e também da base do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A questão não é um tema restrito a São Paulo. Conforme o Metrópoles noticiou, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) recebeu 300 denúncias de cancelamentos unilaterais de contratos de saúde apenas entre janeiro e abril deste ano — as denúncias foram feitas por familiares de autistas.

Em nota, a Amil informa que tomou conhecimento da votação na Alesp de um requerimento para convidar José Seripieri Filho a comparecer na referida casa legislativa. Até o momento a empresa não recebeu o convite em questão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?