Alesp: PEC para reeleger pupilo de Valdemar presidente avança em 19s
Pupilo de Valdemar Costa Neto, o deputado estadual André do Prado (PL) articula 2º mandato seguido na Presidência da Alesp
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma proposta para mudar a lei estadual e permitir a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi aprovada em 19 segundos, nesta terça-feira (29/10), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A sessão, ao todo, teve 40 segundos de duração (veja no vídeo abaixo) e foi conduzida pelo presidente da CCJ, o deputado Thiago Auricchio (PL), que pertence ao mesmo partido do atual presidente da Alesp, André do Prado. A expectativa é que o texto seja levado a plenário para votação, e eventual aprovação, ainda nesta terça.
“Muito bom, o senhor está se superando a cada dia, viu?”, brincou o deputado Danilo Campetti (Republicanos) ao fim da sessão.
Pupilo do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, André do Prado articula desde o início do ano uma forma de se reeleger presidente da Alesp. Ele havia feito um combinado interno com deputados de todos os espectros políticos para não votar projetos importantes durante as eleições em troca de apoio à sua reeleição.
Em setembro, o líder da bancada do PL na Assembleia, Carlos Cezar, um dos principais aliados de André do Prado, protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com 53 assinaturas de deputados propondo a reeleição da Mesa Diretora no próximo ano.
Atualmente, os mandatos da Mesa Diretora da Alesp têm duração de dois anos e a reeleição é vedada pela Constituição paulista.
André do Prado foi eleito presidente da Alesp em março do ano passado com 89 votos, entre 94 deputados, e teve a candidatura apoiada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).