Alesp derruba veto de Tarcísio a projeto sobre laudos de autismo
Tarcísio de Freitas já havia recuado do próprio veto após polêmica causada por justificativa de que autismo poderia “deixar de existir”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) derrubou na noite desta quarta-feira (29/3) o veto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a um projeto de lei que prorroga por tempo indeterminado laudos médicos que atestam autismo.
A Casa tentou votar o tema na noite de terça-feira (28/3), mas a sessão foi tumultuada por causa de um bate-boca entre governistas e oposição e o tempo de discussão se esgotou antes que a votação fosse realizada.
O próprio Tarcísio devolveu o projeto à Alesp após recuar da decisão de veto, em fevereiro, diante da polêmica causada pela justificativa usada para barrar o projeto, de que o autismo poderia “deixar de existir”, o que é rechaçado por especialistas.
“É uma vitória da Casa. Quero também registrar que acredito e sempre acreditei na sensibilidade do governador Tarcísio. Pela primeira vez vi um governador reconhecer um erro”, disse o deputado Paulo Correa Jr. (PSD), autor do projeto de lei sobre autismo.
Pós-tumulto
Inicialmente, o veto seria derrubado em uma sessão extraordinária realizada na noite de terça – os deputados consideravam que havia consenso para que o veto fosse revertido. No entanto, o tema ficou em segundo plano diante de um bate-boca entre deputados do PL, partido da base do governo na Alesp, e parlamentares da bancada do PT, de oposição.
Os dois lados se acusaram de descumprir acordos feitos durante reunião das lideranças das bancadas na manhã do mesmo dia. Também pautou a discussão a reversão de outro veto, relativo a um projeto de lei complementar que equiparava cirurgiões-dentistas à categoria de médicos na rede estadual, que não foi pautado para a sessão desta quarta-feira.