metropoles.com

Alesp aprova projeto de lei que garante cela especial a GCM preso

Projeto de lei aprovado pela Alesp menciona condições de segurança para justificar celas separadas em casos de guardas municipais presos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura SP
Guarda Civil Metropolitana de SP
1 de 1 Guarda Civil Metropolitana de SP - Foto: Divulgação/Prefeitura SP

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (14/2) um projeto de lei que garante celas especiais isoladas a guardas civis municipais (GCMs) que cumprem pena em presídios no estado.

De acordo com o texto, os agentes também podem ser encarcerados em unidades destinadas apenas à categoria. Tanto as celas separadas quanto as penitenciárias próprias já são direitos assegurados a policiais militares e civis de São Paulo.

O projeto também prevê que o guarda municipal, quando detido, não seja conduzido junto de outros presos civis e que sua custódia seja avaliada por um superior hierárquico.

O Projeto de Lei 645/21 é de autoria da deputada Carla Morando (PSDB) e do deputado Tenente Coimbra (PL). Segundo os autores, o PL busca reduzir as chances de que os agentes sofram algum tipo de retaliação nos presídios, devido ao “enfrentamento diário entre os Guardas Civis Municipais e indivíduos de grande periculosidade, expondo o agente de segurança a risco”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?