metropoles.com

Alesp aprova indicado de André Mendonça para cadeira no TCE-SP

Lobby de André Mendonça para emplacar o advogado Maxwell Vieira para conselheiro do TCE teve início no ano passado na Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Sampaio/Alesp
O advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, novo conselheiro do TCE, discursa no plenário da Alesp - Metrópoles
1 de 1 O advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, novo conselheiro do TCE, discursa no plenário da Alesp - Metrópoles - Foto: Bruna Sampaio/Alesp

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a indicação do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira (foto em destaque) para a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) na tarde desta quarta-feira (11/12).

Indicado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), Max, como é conhecido, assumirá a cadeira de Robson Marinho, que se aposentará neste ano. A aprovação contou com as assinaturas de 88 dos 94 deputados da Alesp e ocorreu horas após o advogado ser sabatinado no plenário da Casa.

O Metrópoles já havia divulgado que o nome de Max para o TCE era consenso entre as principais lideranças da Alesp e contava com a simpatia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Mendonça havia indicado Max para outra cadeira no TCE, no ano passado, mas o nome foi preterido pela candidatura do ex-deputado federal Marco Bertaiolli (PL-SP), cuja indicação foi fruto de uma costura entre o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Max é o segundo nome indicado pela Alesp para o TCE desde o ano passado, sendo Bertaiolli o primeiro. Diante das aposentadorias dos conselheiros, obrigatórias quando eles completam 75 anos, a Alesp ainda terá mais uma indicação até o fim de 2025.

Novo conselheiro do TCE

Max foi diretor do Detran paulista entre 2017 e 2019, nos governos do PSDB, e diretor da Telebras durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Mendonça, ao fazer lobby por seu indicado, já argumentou que se trata de um nome técnico.

Composto por sete conselheiros, o TCE é responsável por fiscalizar as despesas e também por julgar as contas do governo estadual, de entidades da administração direta e indireta, de autarquias e de 644 prefeituras paulistas — a exceção é a capital, fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?