metropoles.com

Água tem validade? Entenda caso de garrafas vencidas dadas a mesários

Após mesários do 2º turno em Jundiaí receberem garrafas d’água vencidas há 5 anos, a dúvida que surge é: água tem prazo de validade?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
yanik88/Shutterstock
garrafas-agua
1 de 1 garrafas-agua - Foto: yanik88/Shutterstock

São Paulo — Após mesários que trabalharam no 2º turno da eleição municipal em duas escolas de Jundiaí, na Grande São Paulo, terem recebido garrafas d’água vencidas há cinco anos, a dúvida que pode surgir ao leitor mais atencioso é: água tem prazo de validade?

A resposta é que a água mineral em si, não. No ambiente natural, a água continua potável por milhares de anos. O que tem validade é a água armazenada, em garrafas de plástico ou em outros recipientes. Isso porque, com o tempo, alguns componentes da embalagem podem entrar em decomposição e contaminar o líquido ali armazenado.

Entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (Abinam) determinam que a água mineral natural sem gás armazenada em uma garrafa PET, como as que foram entregues aos mesários em Jundiaí, tem a validade de 12 meses.

A água que estiver em garrafa de vidro pode ter seu prazo de validade estendido para 24 meses. Se o líquido estiver em uma embalagem feita por polipropileto, um plástico mais opaco e de qualidade inferior, a validade chega a 6 meses.

Já as águas minerais gaseificadas possuem 12 meses de validade em garrafas de vidro e seis meses nas garrafas de plástico, e esse prazo tem a ver com a durabilidade do gás. O plástico, por exemplo, não armazena bem a água gaseificada porque não é impermeável ao gás carbônico.

A temperatura é outro fator que interfere no prazo de validade da água engarrafada, principalmente no de garrafas plásticas, uma vez que altas temperaturas podem danificar a embalagem.

Entenda o caso de Jundiaí

Mesários que trabalhavam no 2º turno da eleição municipal em Jundiaí receberam garrafas d’água com prazo de validade marcado para 27 de agosto de 2019 — o que significa que estavam vencidas há 5 anos.

2 imagens
Entre os kits distribuídos, foram encontrados dois com águas fora da validade, segundo o TRE-SP
1 de 2

Produtos estavam vencidos há 5 anos

2 de 2

Entre os kits distribuídos, foram encontrados dois com águas fora da validade, segundo o TRE-SP

Procurado pelo Metrópoles, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que “os kits de alimentação oferecidos aos mesários são comprados pela Prefeitura de Jundiaí, não pelo TRE-SP”.

Entre os kits distribuídos, foram encontrados dois com águas fora da validade, segundo o TRE-SP.

“Ao tomar conhecimento do ocorrido, o juiz da 65ª Zona Eleitoral solicitou ao oficial de justiça que fosse até o depósito da empresa responsável pelos kits, mas não foram encontrados mais kits vencidos”, diz a nota.

A Prefeitura de Jundiaí informou à reportagem que a Casa Civil do município orientou a unidade de Administração de Pessoas a notificar a empresa vencedora do pregão eletrônico para o fornecimento da alimentação.

“Caso confirmado, a empresa será punida conforme legislação específica”, pontuam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?