AGU notifica Derrite a apagar post com adesivo de Lula em maconha
Secretário Guilherme Derrite publicou foto de tijolo de maconha com adesivo de Lula; AGU enviou notificação extrajudicial à gestão Tarcísio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Advocacia-Geral da União (AGU) vai encaminhar ainda nesta quinta-feira (14/9) uma notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública (SSP) da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitando a imediata remoção da postagem do secretário Guilherme Derrite com a imagem de um tijolo de maconha com um adesivo com o rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “faz o L”.
“A notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente, e adverte que, em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”, informa o órgão, em nota.
Derrite postou a foto nas redes sociais na noite dessa quarta-feira (13/9). Os tijolos foram apreendidos pela Polícia Militar.
Segundo o secretário, a droga saiu de Ponta Porã (MS) e foi apreendida na cidade de Euclides da Cunha Paulista, no interior de São Paulo. “Parabéns aos policiais. Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa”, escreveu o secretário.
A publicação irritou parlamentares petistas, que cobraram uma “retratação pública” do secretário após lerem a publicação.
O Metrópoles questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre a notificação. O espaço segue aberto a manifestações.