metropoles.com

Agente penitenciário é condenado por injúria racial contra PM em SP

Em mensagens de WhatsApp, agente ofendeu policial militar que havia o abordado em ocorrência de briga de trânsito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MPSP/Divulgação
PM Imagem colorida mostra a fachada do prédio do Ministério Público de São Paulo (MPSP). O prédio é em pedras cinzas com portas pretas - Metrópoles
1 de 1 PM Imagem colorida mostra a fachada do prédio do Ministério Público de São Paulo (MPSP). O prédio é em pedras cinzas com portas pretas - Metrópoles - Foto: MPSP/Divulgação

São Paulo — Um agente penitenciário foi condenado por injúria racial contra um policial militar na cidade de Riolândia, interior de São Paulo. A pena inicial era de 1 ano, 4 meses e 10 dias em regime semiaberto, mas foi substituída por prestação de serviços à comunidade, prestação pecuniária (pagamento em dinheiro à vítima) e multa.

De acordo com a denúncia, feita pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), o agente se desentendeu com algumas pessoas no trânsito. A Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a ocorrência e, chegando ao local, não encontraram “nada de anormal”.

Porém, o crime foi identificado em conversas que o condenado teve em um grupo com outros agentes penitenciários no WhatsApp. Investigadores encontraram mensagens com ofensas de cunho racial disparadas contra o policial que o abordou anteriormente.

A condenação foi de acordo com o artigo 140 do Código Penal, que qualifica a injúria consistente na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?