Afegãos são transferidos do litoral de SP para abrigo em Guarulhos
Refugiados estavam em prédio do Sindicato dos Químicos em Praia Grande há mais de 70 dias; transferência para Guarulhos aconteceu na segunda
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O grupo de refugiados afegãos que estava na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos em Praia Grande, no litoral paulista, foi transferido para um abrigo em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Dois ônibus fizeram o transporte dos 74 afegãos nesta segunda-feira (11/9). A saída do grupo foi acompanhada por moradores da região, que foram ao local para se despedir dos vizinhos temporários (veja vídeo).
“Termina aqui esse projeto, mas novos projetos continuam. O Brasil hoje tem mais de mil afegãos acolhidos e esses vão para um equipamento onde poderão dar continuidade na sua vida no Brasil com muita dignidade”, afirmou o coordenador-geral de Política Migratória, Paulo Illes, nesta segunda.
Ao todo, 225 afegãos passaram pelo prédio do sindicato desde o dia 30 de junho. O espaço foi utilizado como uma alternativa ao acolhimento dos refugiados depois que um surto de sarna atingiu os estrangeiros que estavam acampados nos corredores do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o novo abrigo das famílias tem um quarto disponível para cada núcleo familiar. O local conta ainda com espaços de convivência.
A transferência para a Grande São Paulo foi financiada pelo governo federal, que liberou R$ 15 milhões para a abertura de novas vagas em abrigos. Além do acolhimento do grupo de Praia Grande, o montante também financiará 150 vagas em um abrigo de Franco da Rocha que será destinado aos próximos afegãos que chegarem ao Aeroporto.
Paulo afirma que as instalações em Franco da Rocha já foram vistoriadas e ficarão prontas para receber refugiados em cerca de um mês.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) fará o acompanhamento periódico dos novos abrigos, atuando no treinamento da nova gestão responsável pelos espaços. A Acnur foi a responsável por organizar o serviço de acolhimento em Praia Grande.