Aeroporto: família afegã com 8 crianças espera por abrigo há uma semana
Refugiados afegãos chegaram no Aeroporto de Guarulhos,a na Grande SP, na última sexta-feira (20/7) e ainda não foram para abrigo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma família com dez refugiados afegãos, sendo oito deles crianças, está há uma semana acampada no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à espera de vagas em abrigos.
A informação é do Coletivo Frente Afegã, formado por voluntários que ajudam os imigrantes na chegada ao Brasil. A família se soma a outros 21 afegãos que aguardam acolhimento no aeroporto, segundo levantamento da Prefeitura de Guarulhos.
No final de junho, o governo federal articulou, junto aos governos estadual de São Paulo e municipais de Guarulhos e Praia Grande, a transferência de 140 afegãos para a Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos em Praia Grande.
Em nota enviada ao Metrópoles nesta quarta-feira (19/7), o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que acolhe todos os que chegam no aeroporto “à medida em que as vagas são disponibilizadas” e afirmou que o tempo médio de espera para o acolhimento pela rede é de 24h.
Depois de ser questionado, na manhã desta quinta, sobre a família que aguarda vaga há uma semana, a pasta disse que os dez integrantes serão encaminhados nesta sexta-feira (21/7) a um abrigo em Poá, na Grande São Paulo.
O ministério disse ainda que um plano estrutural de acolhida de longo prazo está sendo construído e será apresentado em breve.