Após dia caótico, Aeroporto de Congonhas volta a ter voos cancelados
Voos cancelados na manhã desta sexta-feira (8/11) no Aeroporto de Congonhas são das companhias aéreas Latam e Gol
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem pelo menos seis partidas de voos cancelados na manhã desta sexta-feira (8/11). Há, ainda, 12 decolagens canceladas. Desde quinta-feira (7/11), até às 11h desta sexta, 50 voos foram cancelados (veja abaixo) devido às condições meteorológicas.
Nas redes sociais, dezenas de passageiros reclamam de atrasos desde essa quinta-feira (7/11). “Véi eu odeio congonhas! todos os voos da Gol cancelados, não ajudam e não falam um A vai se f**er”, escreveu uma pessoa no X. “4 horas de espera pra fazer um voo Rio-SP n é possível isso deve estar passando um furacão em Congonhas”, reclamou outro viajante.
“Estou no voo 1244 de Congonhas para Florianópolis que tinha partida prevista para as 19h05. Nos trocaram de portão 4x… alteraram 3x o horário, embarcamos 22h30 o avião não decolou e ficaremos em SP”, lamentou outra pessoa, ainda no X.
Em nota ao Metrópoles, a Gol informou que “por restrições operacionais ocorridas entre quinta e sexta-feira”, a empresa registrou atrasos e cancelamentos de voos que partiriam de Congonhas para ajuste de malha aérea. Questionada sobre o número de viagens canceladas nesses dois dias, a companhia aérea não se manifestou.
A Latam informou que alguns de seus voos estão sendo impactados desde a noite de quinta “devido às fortes chuvas na capital paulista, fato totalmente alheio ao seu controle”.
A assessoria da Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou ao Metrópoles que “as operações de pousos e decolagens são normais desde as 6h”. “Por ajustes de malha aérea das companhias aéreas, em decorrência das condições meteorológicas de ontem [quinta-feira], há o cancelamento de 12 pousos e cinco decolagens”.
A Aena recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos.
A operação da Azul em Congonhas “segue normalmente, sem impactos relevantes e sem cancelamentos”, disse nota da companhia aérea.
Voos cancelados em Congonhas
- 16 chegadas na quinta-feira
- 16 partidas na quinta-feira
- 12 chegadas na sexta-feira (até 11h)
- 6 partidas na sexta-feira (até 11h)
Previsão do tempo
Na sexta-feira (8/11), a propagação de uma frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso na Grande São Paulo. A chuva deve ocorrer de forma generalizada, variando de moderada a forte intensidade ao longo do dia, com raios e rajadas de vento de até 50 Km/h.
As temperaturas máximas não devem superar os 22°C. A partir da tarde, os ventos passam a soprar do quadrante sul e provocam declínio das temperaturas, com previsão de mínimas em torno dos 18°C previstas para o período da noite.
A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve causar precipitações generalizadas, intermitentes e com grandes volumes acumulados. Alerta-se que a continuidade das chuvas, em conjunto com o solo encharcado, mantém elevado o risco para inundações e deslizamentos de terra.
No sábado (9/11) a frente fria começa a se afastar do litoral paulista, mas os ventos úmidos que sopram do oceano ainda devem causar muita nebulosidade e chuvas que diminuem de intensidade no decorrer do dia. O sol pode aparecer entre muitas nuvens, mas as temperaturas variam entre mínimas de 15°C e máximas que não devem superar os 20°C, com índices de umidade acima dos 70%.