metropoles.com

Aeroporto de Congonhas barra operação de jatinhos na pista principal

Medida para restringir pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte foi adotada após Aeroporto de Congonhas registrar três incidentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra avião executivo que derrapou na pista principal do Aeroporto de Congonhas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra avião executivo que derrapou na pista principal do Aeroporto de Congonhas - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, barrou pouso e decolagem de jatinhos na pista principal. A medida é adotada desde sexta-feira (10/11), após o registro de três incidentes com aeronaves de pequeno porte nas últimas semanas.

Segundo comunicado da Aena, concessionária responsável por administrar o Aeroporto de Congonhas desde o mês passado, a partir de agora, os aviões menores devem utilizar a pista auxiliar, que seria capaz de receber a operação.

A solicitação para restringir a movimentação dos jatinhos foi feita à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Os órgãos aceitaram o pedido da concessionária.

Um dos incidentes ocorreu em 29 de outubro. Na ocasião, a pista principal foi interditada depois que o pneu de uma aeronave privada furou. O incidente provocou atrasos e cancelamentos de voos.

“Essa medida visa reduzir riscos e melhorar a eficiência operacional na pista principal”, informa a Aena, em nota.

Operação

Assim, a pista principal do Aeroporto de Congonhas só deve ser utilizada para operação de aeronaves da aviação comercial e de jatos de médio e grande porte.

Desde sexta-feira, estão vetados pousos e decolagens da aviação geral ou executiva, com envergadura inferior a 14,5 metros. A exceção é para as situações em que há visibilidade reduzida da pista e o aeroporto estiver operando com auxílio de instrumentos.

Na próxima sexta-feira (17/11), também entra em vigor medida para restringir a operação na pista principal de aeronaves turboélices e a pistão.

“A Aena entende que há espaço para manter tanto a aviação comercial quanto a aviação executiva em operação no Aeroporto de Congonhas”, diz a concessionária. “Todavia, alguns ajustes são necessários para melhorar a performance operacional e a segurança.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?