Aeroporto de Congonhas: Anac assina contrato de concessão com a Anea
Expectativa é que em 125 dias o Aeroporto de Congonhas passe a ser totalmente operado pela empresa espanhola
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou na noite de terça-feira (28) um contrato de concessão de 11 aeroportos com a empresa espanhola Anea. Entre eles, está o Aeroporto de Congonhas.
Em agosto de 2022, a companhia venceu o leilão pelo bloco composto por aeroportos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. A oferta final foi de R$ 2,45 bilhões.
Em março deste ano, a concessão travou após revogação de uma portaria que regulava o pagamento com precatórios.
Com a assinatura do contrato, o trâmite da concessão prevê o pagamento inicial em 15 dias. Após isso, está previsto um processo de transição. A expectativa é que em 125 dias o terminal passe a ser totalmente operado pela empresa.
A Anac ainda precisa declarar a eficácia do contrato e dar início ao processo de transição da gestão aeroportuária, que conta com várias etapas. O investimento previsto no aeroporto é de R$ 5,8 bilhões.
Além de São Paulo, a concessão também inclui aeroportos em: Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás/Parauapebas (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).