ACM Neto apoia Kim Kataguiri em SP contra influência de aliado de Nunes
Dirigente do União Brasil, ACM Neto declarou apoio à pré-candidatura de Kim Kataguiri a prefeito de SP contra plano do vereador Milton Leite
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Considerado uma espécie de “outsider” no União Brasil, o deputado federal Kim Kataguiri conquistou um importante apoio dentro do partido para sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024.
No último sábado (19/8), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que é secretário-geral do União, declarou em um evento do Movimento Brasil Livre (MBL), em Salvador, que gostaria de “ver Kim eleito prefeito de São Paulo”. Kim lançou sua pré-candidatura em julho, após vencer as prévias do MBL para concorrer à Prefeitura.
Dentro do União, contudo, a manifestação de ACM Neto foi vista mais como um gesto para tentar enfraquecer o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite, do que um compromisso de que irá colocar a máquina partidária para tentar eleger Kim na eleição do ano que vem.
Leite comanda o diretório paulistano do União e está completamente engajado na campanha à reeleição do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), de quem é aliado há anos. O vereador chegou a usar parte da propaganda partidária do União para exibir ações da gestão do emedebista.
Desafeto de ACM Neto no partido, Milton Leite tem dito a aliados que não há a menor chance de o União Brasil lançar candidatura própria à Prefeitura de São Paulo no ano que vem.
Embora o vereador paulistano tenha força bastante para bancar essa decisão na capital, o ex-prefeito de Salvador pretende estimular cada vez mais a candidatura de Kim Kataguiri, para tentar minar a influência de Leite na política local e forçar Nunes e negociar apoio com a cúpula do União em Brasília.