metropoles.com

“Abril Vermelho”: aliado de Tarcísio aciona MP contra invasões do MST

Vice-líder do governo na Alesp, deputado Guto Zacarias pediu ação do Ministério Público contra tradição de ocupações do MST em abril

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / MST
mst-ocupa-quatro-fazendas-bahia
1 de 1 mst-ocupa-quatro-fazendas-bahia - Foto: Reprodução / MST

São Paulo – Vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) pediu uma ação do Ministério Público (MPSP) contra as ocupações de terra anunciadas para o mês de abril pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na representação, o parlamentar afirma que o MST busca, de forma coordenada, “invadir propriedades privadas” por todo o país e pede uma investigação criminal sobre o líder do movimento, João Pedro Stédile. Foi ele quem anunciou as ações conhecidas como parte do movimento “Abril Vermelho”, que relembra o massacre de Eldorado dos Carajás, no qual 19 trabalhadores rurais foram assassinados em 1996.

“Entendemos que o líder do movimento, João Stédile, não está meramente cogitando ou planejando os atos, mas começou efetivamente a se organizar para cometer as ações criminosas, o que torna a sua conduta imediatamente punível, nos termos do Código Penal, mesmo que na forma tentada”,diz o deputado na notícia-crime encaminhada ao MPSP.

No documento, Zacarias, que também é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), incluiu referências de textos jornalísticos noticiando a invasão de um engenho em Timbaúba, Pernambuco, na última semana, por 250 integrantes do movimento.

“Peço que o Ministério Público ofereça denúncia contra João Stédile, inclusive pleiteando medidas cautelares. Caso o Ministério Público entenda que ainda não tem elementos suficientes para oferecer denúncia, pedimos que seja aberto inquérito policial ou procedimento de investigação criminal do Ministério Público”, pediu o deputado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?