Abrigo temporário tem lotação máxima em noite de frio extremo em SP
Abrigo organizado pelo governo estadual atendeu 101 pessoas na madrugada desta terça (13), uma pessoa a mais do que a capacidade máxima
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — As baixas temperaturas durante a madrugada desta terça-feira (13/8) levaram 101 pessoas a pernoitar no abrigo solidário do governo do Estado de São Paulo.
O abrigo temporário, montado na Estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô (foto em destaque), no centro de São Paulo, oferece a opção de retirada de alimentos e cobertores ou 100 vagas para o pernoite.
Na noite de segunda-feira (12/8), 116 pessoas foram atendidas, sendo 100 homens e uma mulher. Todos dormiram no local. Foi aberta uma exceção para o acolhimento de uma pessoa acima da quantidade habitual de vagas.
O abrigo foi aberto na última sexta-feira (9/8) após a chegada de uma frente fria na capital. Na madrugada de domingo (11/8), quando a cidade registrou 7°C, a menor temperatura desde maio de 2022, 132 pessoas procuraram o serviço e 89 permaneceram para o pernoite.
De acordo com governo do estado, 309 pessoas já foram atendidas desde a abertura do serviço. O abrigo deve ficar aberto até quarta-feira (14/8) a partir das 19h e com fechamento às 8h do dia seguinte.
Próximos dias
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a massa de ar frio vai manter o clima seco e com baixas temperaturas pelo menos até esta quarta-feira (14/8), principalmente nas noites, madrugadas e no início das manhãs.
Na quarta-feira, o amanhecer terá céu claro e sensação de frio. Os termômetros vão oscilar entre 7°C ao amanhecer e 22°C à tarde.
A partir de quinta-feira (15/8), o ar frio perde força e se afasta para o oceano. “Com isso, as temperaturas voltam a ficar acima da média para a época do ano”, diz boletim meteorológico do CGE.