“A gente nasceu de novo”, diz testemunha de acidente aéreo em Vinhedo
Moradora de Vinhedo relata sensação de desespero ao ver queda de avião da VoePass próxima a sua casa. Acidente matou 61 pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
Vinhedo – A moradora Edna Barbosa estava em casa com a família na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, quando o cachorro começou a latir e o filho gritou: “Mãe, tem um avião caindo”.
Ao olhar para cima, ela viu a aeronave da Voepass em queda livre na direção da sua casa. A família correu para a rua, e dali testemunhou a queda, que terminou no condomínio vizinho a sua residência.
“Quase caiu na nossa casa, foi livramento. A gente nasceu de novo, porque poderia ter caído lá”, disse a moradora.
Edna diz que sentiu tudo tremer. “Eu tô em choque. Nunca vi isso tão próximo a mim”.
O sentimento de desespero foi o mesmo de Elaine. No momento do acidente, a coordenadora estava na escola onde trabalha. Primeiro, os funcionários tiveram medo de que o avião caísse sobre a unidade. Depois, as colegas alertaram Elaine: “foi no seu condomínio”.
“Meu desespero foi para sair da escola e vir aqui ver o meu marido e meu filho, que estavam em casa”, relata a coordenadora.
A aeronave caiu na rua atrás da residência de Elaine. Ela correu para oferecer ajuda aos vizinhos. Apesar do susto, a aeronave atingiu um terreno vazio entre duas casas. Ninguém que estava nas moradias se feriu.
O avião, que saiu de Cascavel, no interior do Paraná, tinha como destino Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a VoePass, responsável pela aeronave, 57 passageiros e quatro tripulantes estavam na aeronave.
Queda de avião em Vinhedo
A queda foi registrada em vídeo por diferentes ângulos. Nas imagens, é possível ver o avião descendo em parafuso até se chocar com o solo, dentro de um condomínio no bairro Capela. Após a colisão, a aeronave explodiu e provocou um incêndio.
Assista:
Entre as vítimas, estão 57 passageiros e quatro tripulantes. Eles ainda não tiveram as identidades reveladas. Segundo o Governo de São Paulo, os corpos devem ser encaminhados para Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, cidade vizinha. É possível que IMLs de outros municípios também sejam utilizados.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo (SP).
Investigadores do órgão e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizado em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
A VoePass disponibilizou o telefone 0800 9419712 durante 24 horas para prestar informações a passageiros, familiares e colaboradores.