metropoles.com

A estreia do segundo Lula da campanha de Boulos

Marqueteiro Lula Guimarães batiza programa que equipe de Guilherme Boulos já vinha planejando na pré-campanha para a Prefeitura em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra frame de propaganda com Guilherme Boulos, homem branco, de cabelo e barba castanhos, camisa branca, andando no viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra frame de propaganda com Guilherme Boulos, homem branco, de cabelo e barba castanhos, camisa branca, andando no viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — Escolhido por Guilherme Boulos (PSol) para fazer a propaganda da sua campanha à Prefeitura da capital no ano que vem, o marqueteiro Lula Guimarães estreou batizando um programa que a equipe do deputado federal desenvolveu para receber reclamações da cidade que devem municiar o psolista no embate contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“Salve São Paulo”, que pode ser lido com ou sem vírgula, remete tanto a uma saudação que Boulos costuma fazer quanto a um pedido de ajuda para “salvar” a cidade, dá nome a plataforma que o deputado do Psol lançou para armazenar as queixas dos moradores da capital. Segundo ele, a partir delas é que ele pretende elaborar o plano de governo que será apresentado na campanha.

As primeiras peças publicitárias com o slogan começaram a circular na última sexta-feira (15/9), com um site feito para que pessoas enviem vídeos com suas demandas. Para Boulos, a página expande para o ambiente virtual a peregrinação nos bairros que ele vem fazendo desde o começo do mês para conversar com moradores, antecipar algumas promessas e gravar material de campanha.

Lula Guimarães será o segundo “Lula” da campanha de Boulos. O primeiro e mais importante do ponto de vista eleitoral é o presidente da República, com quem Boulos fez um acordo, ainda no ano passado, que lhe garantiu apoio do PT na eleição para prefeito — em troca, o deputado desistiu de concorrer a governador  em 2022, deixando a vaga para o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que terminou derrotado.

Boulos diz que já conhecia Lula Guimarães havia anos e que os dois tinham afinidade. Além de Guimarães, que fez a vitoriosa campanha de João Doria para a Prefeitura em 2016, Boulos também sondou o publicitário Felipe Soutello, responsável pelas campanhas da ministra Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, em 2022, e do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), em 2020.

“O Guimarães é um cara com quem tenho uma relação de longa data, relação pessoal, que tem identidade com a campanha que queremos construir”, diz Boulos ao Metrópoles. Na última semana, eles fecharam a parceria, que será bancada pelo PSol, com recursos do fundo partidário.

Apesar do apoio do primeiro Lula, que segundo o Datafolha é um cabo eleitoral melhor do que Jair Bolsonaro (PL) — o ex-presidente negocia apoio ao prefeito Ricardo Nunes —, Boulos e seu segundo Lula traçam uma campanha que deve focar mais em questões locais da cidade do que em embates ideológicos.

Boulos pretende mirar temas básicos como a falta de remédios em postos de saúde, de infraestrutura nos transportes e suspeitas de superfaturamento em obras públicas em sua campanha contra Nunes, além de explorar parcerias que pretende fazer com o governo Lula para alavancar investimentos na capital, em especial na habitação.

Mas a nacionalização da disputa, com a exploração da imagem do presidente Lula, deve ficar como munição auxiliar e ser usada de forma mais estratégica, segundo aliados de Boulos, que ainda pretendem contar com a presença do e-prefeito e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em seu palanque.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?