metropoles.com

6 programas de turista para fazer na semana mais vazia do ano em SP

25 de Março, Brás, Museu do Ipiranga… Confira 6 programas de turista para fazer na semana mais vazia do ano em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Natalia Cesar
imagem colorida museu do ipiranga
1 de 1 imagem colorida museu do ipiranga - Foto: Natalia Cesar

A suspensão do rodízio municipal de veículos, que só retornará em 9 de janeiro de 2023, e a estimativa das concessionárias das rodovias no estado e da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), segundo a qual 4,2 milhões de veículos devem deixar a cidade neste período de festas, são dois indícios de que, sim, esta deve ser a semana mais vazia em São Paulo neste ano, antes tarde do que nunca. Esta é a oportunidade ideal para que os paulistanos aproveitem programas na cidade que, costumeiramente, ficam repletos de turistas.

Confira, portanto, seis programas de turista para fazer na semana mais vazia do ano em São Paulo:

1. Rua 25 de Março + Mercado Municipal
Saem as compras de Natal e logo virá a busca pelos melhores preços de material escolar. Entre esses dois períodos de altíssimo movimento na região da Rua 25 de Março, a última semana do ano propicia um respiro aos consumidores que queiram aproveitar com relativa calma as oportunidades nesta que é a rua de comércio popular mais movimentada do país. A dois quarteirões dessa via, o Mercado Municipal Paulistano, na Rua da Cantareira, também vive dias menos cheios, sobretudo ao fim desta semana. “Até quarta, dia 28, o Mercadão fica cheio mas quinta e sexta são dias mais vazios”, diz José Carlos Freitas, proprietário do bar Mortadela Brasil, que funciona há 18 anos no mezanino do local. “Tanto o mercado quanto a 25 de Março e a Ladeira Porto Geral acalmam nesses dias mas voltam a encher em janeiro”.
Mercado Municipal de São Paulo. Rua da Cantareira, 306, centro, tel. 4580-1390. mercadomunicipalsp.com. Seg. a sáb.: 6h/18h; dom.: 6h/16h.

2. BBB: Brás, Bom Retiro e boas compras

Arais, sanduíche do restaurante Carlinhos, em SP
Arais: sanduíche de cafta prensada no pão árabe foi criado na casa

Os dois bairros da região central são famosos nacionalmente e atraem compradores e sacoleiros de outras cidades e estados, sobretudo, por causa dos preços competitivos dos atacadistas. Mas, neste período, esses comerciantes costumam fechar as portas de seus negócios e dar férias coletivas às equipes. Com isso, as ruas ficam mais transitáveis, tanto para pedestres como para veículos. Restam abertas as lojas de varejo localizadas em ruas como José Paulino (no Bom Retiro), Oriente, Largo da Concórdia, Barão de Ladário e Maria Marcolina (no Brás), além dos bons restaurantes de cozinha árabe-síria da região. “O movimento das lojas deve cair mais de 50% nesta época”, diz Fernando Yaroussalian, sócio do restaurante Carlinhos, onde foi criado o sanduíche arais (cafta prensada no pão árabe). “O shopping onde meu restaurante está instalado, por exemplo, estará com as lojas fechadas até o dia 9 de janeiro.”
Carlinhos Restaurante: Rua Barão de Ladário, 566, Brás, tel .3315-9474. @carlinhosrestaurantesp. Seg. a sex.: 11h30/15h30. $

3. Farol Santander
O complexo cultural localizado no centro velho de São Paulo reúne galerias de exposições, restaurantes, bares, um mirante com vista em 360 graus da cidade e até uma pista de skate montada no 21º andar do edifício em que está localizado, um dos mais icônicos de São Paulo. Em outras épocas, costuma ser muito difícil conseguir visitar os espaços sem que se tenha feito reserva. Nesta semana, porém, o ritmo é mais tranquilo, embora a reserva seja recomendada. Até o fechamento desta reportagem, já não havia ingresso no site para o período entre 9 da manhã e 1 da tarde desta terça, 27 de dezembro (os acessos são feitos a cada 30 minutos). Para os dias seguintes, porém, há disponibilidade para todos os horários (a partir de R$ 15,00).
Rua João Brícola, 24, centro. farolsantander.com.br. Ter a dom.: 9h/20h.

4. MASP
Ainda que valha muito a pena encarar as costumeiras filas das exibições temporárias e da exposição permanente “Acervo em Transformação”, que desde 2015 leva ao público as obras do museu tido como o dono da melhor coleção na América Latina, é um alívio poder apreciar com calma os trabalhos de gênios como Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Jean Renoir, Claude Monet e Tarsila do Amaral. Sobretudo às terças, quando o acesso é gratuito. Nos demais dias, o ingresso custa 50 reais.
Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, tel. 3149-5959. masp.org.br. Ter.: 10h/20h; qua. a dom.: 10h/18h (entrada até 1 hora antes do fechamento).

5. Museu do Ipiranga

Foto da fachada e do jardim do Museu do Ipiranga
Museu do Ipiranga vai reabrir ao público no dia 8 de setembro após nove anos fechado para reforma

Reaberto em setembro em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, depois de ter ficado fechado por nove anos e de uma reforma que custou 235 milhões de reais, o Museu Paulista é um dos cartões-postais da cidade. Além do edifício-sede, totalmente restaurado, os jardins defronte a ele merecem muito uma visita. Dica: até sexta, 30 de dezembro, o ingresso é gratuito.
Rua dos Patriotas, 20 (Parque da Independência), Vila Monumento. museudoipiranga.org.br. Ter. a dom.: 11h/17h. Grátis até 30/12. 

6. Sesc Avenida Paulista
Desde que foi aberto ao público após uma boa reforma, em 2018, o prédio que abrigou a sede do Sesc, em pela Avenida Paulista, vem lotando todos os dias e em todos os horários disponíveis. A razão, decerto, é o mirante aberto no 17º andar do edifício, que oferece uma vista privilegiada da Avenida Paulista em primeiro plano. A quem não consegue efetuar reserva pelo site – havia ingressos disponíveis para esta quarta, 28 de dezembro, nos horários da 10h e das 11h30 – um plano B é tentar comprar ingresso na hora, correndo-se o risco de dar com a cara na porta. Para esse caso, uma boa caminhada pela Paulista poderá contemplar desde a Japan House até o Instituto Moreira Salles.
Avenida Paulista, 119, Cerqueira César, tel. 3170-0800. sesc.sp.org.br. Ter. a sex.: 10h/21h30; sáb. e dom.: 10h/18h30.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?