Candidatos fazem última prova da 2ª fase da Fuvest nesta segunda
Segundo dia da 2ª fase do vestibular da Fuvest tem 12 questões dissertativas de disciplinas específicas, a depender da carreira escolhida
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A última etapa da 2ª fase do vestibular da Fuvest, para entrar na Universidade de São Paulo (USP), acontece nesta segunda-feira (16/12). Os portões abrem às 12h e são fechados às 13h.
A prova do segundo dia desta fase conta com 12 questões dissertativas sobre duas, três ou quatro disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. O exame tem 4 horas de duração, com tempo mínimo de permanência de 2 horas.
A Fuvest acontece em 23 cidades da região metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral paulista. Nesse domingo (15/12), a prova era de 10 questões de português e uma redação.
Para determinados cursos, as provas de competências específicas acontecem entre 9 de dezembro e 9 de janeiro. A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro. A segunda chamada sai no dia 10 de fevereiro.
Tema da redação da 2ª fase da Fuvest
O tema da redação da Fuvest 2025 foi “relações sociais por meio da solidariedade”. A redação teve que ser feita no formato de dissertação de caráter argumentativo.
Foram sugeridos seis textos para que os candidatos pudessem ter ideias para a construção da sua redação, três deles de origem literária: um fragmento de Quincas Borba, de Machado de Assis; outro fragmento de Água Funda, de Ruth Guimarães, também leitura obrigatória para este vestibular, e trecho da obra Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves.
Além desses três trechos literários, havia um poema de Cazuza, da música “O Tempo Não Para”, um texto de origem filosófica, de Edgar Morin, do livro Fraternidade: para Resistir à Crueldade do Mundo, e ainda um trecho da Declaração dos Líderes do G20, durante reunião ocorrida do Rio de Janeiro, em novembro deste ano, que faz referência à criação da aliança global contra a fome e a pobreza.