“157 nas costas”: jovem denuncia racismo em Habib’s da Vila Madalena
Abrahão Costa, de 26 anos, denunciou funcionária de Habib’s na zona oeste de São Paulo por racismo. Jovem teria recebido esfiha estragada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O cantor Abrahão Costa, de 26 anos, denunciou uma funcionária do Habib’s por racismo após uma fala preconceituosa no último sábado (7/9). O caso aconteceu na unidade da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, da rede de restaurantes.
O relato sobre o acontecimento foi publicado nas redes sociais de um dos amigos do influenciador (veja abaixo). No vídeo, os dois relatam ter ouvido a atendente perguntando se Abrahão “tem 157 nas costas”, o número é o mesmo artigo do Código Penal que trata do crime de roubo.
Veja:
Tudo aconteceu quando o músico, que estava no restaurante com mais seis amigos, percebeu que uma das esfihas estava estragada. “A gente nem ia falar nada, a gente ia pagar o negócio [pedido]. Aí ela [a atendente] queria cobrar a gente por desperdício, que, pela lei, não pode. A gente foi falar isso para ela e ela falou: ‘Você deve ter 157 nas costas’”, relatou.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a vítima relatou, aos policiais militares que atenderam a ocorrência, ter sofrido racismo pelo gerente do estabelecimento após uma discussão referente ao valor gasto no restaurante.
Segundo a SSP, as duas partes foram ouvidas no local e Abrahão foi orientado a registrar um boletim de ocorrência, que posteriormente foi feito na Delegacia Eletrônica. Ele foi orientado a prestar mais informações no 7° Distrito Policial (Lapa) para auxiliar na investigação.
O Metrópoles procurou o Habib’s para um posicionamento sobre o caso, que informou que a pessoa envolvida foi afastada imediatamente e fez contato com o cliente, para apuração do relato. A nota da rede de restaurantes também reiterou que o grupo “não tolera nenhum tipo de discriminação, e mantém canais de compliance e demais ações que visam coibir tais atos.”