Projeto Social realiza crowdfunding em prol dos animais abandonados
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, há mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo 10% destes, abandonados. Além de estarem soltos à própria sorte, lutando para sobreviver, um número expressivo […]
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, há mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo 10% destes, abandonados. Além de estarem soltos à própria sorte, lutando para sobreviver, um número expressivo deles é vítima de maus tratos conforme notícias divulgadas diariamente pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA).
O projeto Vira-latas está em fase de lançamento do documentário, homônimo do livro, “Vira-latas: Os verdadeiros cães de raça”. Este filme retrata histórias emocionantes e desconhecidas por boa parte da população, como é o caso do pioneiro tratamento realizado com crianças autistas no Hospital das Clínicas, em São Paulo, o trabalho de acompanhamento realizado com os velhinhos no asilo Ondina Lobo, e também os avançados estudos a respeito da psique dos animais. Histórias cujo personagem principal é o melhor amigo do homem.
“O filme não trata apenas dos cães em si, mas principalmente do significado do termo “vira-lata”, onde neste contexto discute questões relacionadas à responsabilidade social, educação e empreendedorismo. Para que este filme chegue às telinhas, uma exclusiva plataforma de crowdfunding foi desenvolvida pela própria equipe do projeto. Qualquer pessoa pode participar, com direito a deixar uma marca no próprio filme Sim, ao participar adquirindo alguma das 12 cotas oferecidas na campanha, o usuário ainda pode ter o seu nome, ou até mesmo a foto do seu cãozinho, exposta no filme. Essa captação é por tempo limitado, pois a ANCINE já estipulou um prazo máximo para que este filme seja lançado.
Para ajudar entidades de proteção animal, o projeto vem desenvolvendo outras ações, algumas com o intuito de ajudar no presente, outras para o futuro.
Outra ação de destaque é a coleção de roupas exclusivas, que deu origem ao selo VL, que é utilizado por outros produtos do projeto, que ao serem vendidos, geram recursos financeiros para as entidades apoiadas. Vários artistas já aderiram a essa moda. Existe também um portal, no qual os usuários, além de terem acesso a conteúdos exclusivos referentes aos cães, têm também a possibilidade de serem autores de artigos faz parte do projeto.
Em sete anos de projeto, centenas de pessoas já colaboraram e colaboram de alguma maneira, com doações, patrocínios e parcerias em não apenas em prol do projeto, mas principalmente dos animais. O projeto pode ser classificado como a “corrente do bem” para os cães abandonados. Todos podem participar de alguma forma.