Por que o quadro da Mona Lisa é tão famoso?
É claro que existem obras tão importantes quando La Gioconda, mas o quadro de da Vinci é muito conhecido mundialmente
atualizado
Compartilhar notícia
Você pode até achar que o sorriso enigmático de Lisa del Giocondo (o nome da mulher no retrato) é a causa de a pintura ser uma das mais famosas do mundo. A obra de Leonardo da Vinci foi tema de diversas pesquisas, teorias e estudos em todo o mundo. Porém, é provável que o reconhecimento da Mona Lisa seja por conta dos contratempos em torno do quadro.
Em 22 de agosto de 1911, cerca de 400 anos após ser pintada por da Vinci, a Mona Lisa foi roubada do Museu do Louvre. Muitas pessoas, incluindo o pintor espanhol Pablo Picasso (que não era tão famoso naquela época) e o poeta francês Guillaume Apollinaire, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do crime. Claro que os dois foram soltos quando não houve provas contra eles. O quadro apareceu tempos depois na Itália, e voltou para Paris, onde “mora” até hoje. A história virou filme: “Picasso e o Roubo da Monalisa”.
La Gioconda também foi satirizada por Marcel Duchamp, um pintor, escultor e poeta francês. L.H.O.O.Q. é o nome de uma das obras do artista dadaísta. La Gioconda aparece na obra de barba e bigode. A sigla, lida em francês, parece dizer “Elle a chaud au cul”, que em português seria “Ela tem fogo no rabo”. Literalmente, o quadro mostra ela com fogo no rabo.
Embora a obra seja, de fato, um grande feito, é possível que o reconhecimento tenha acontecido por conta da divulgação. “Uma obra de arte também pode se tornar famosa por ser muito falada e divulgada. Nada muito diferente do que ocorre hoje no culto às celebridades”, conta Fernando José Amed, coordenador da pós-graduação em História da Arte do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Com informações de: Oráculo – As 618 melhores perguntas dos leitores da Superinteressante, respondidas pelo supremo ser que tudo sabe