Perfil feito por servidor público do DF ironiza veia poética de Temer
Os poemas são inspirados nos acontecimentos políticos e nas piadas que já rondavam o presidente interino
atualizado
Compartilhar notícia
“Adoro falar safadezas nos ouvidos de meu bem, sussurro baixinho: Senado, congresso, PP e DEM”. Esse belo e recatado poema faz parte de um dos perfis mais comentados do Twitter atualmente, é o @temerpoeta. Sim, parece, mas não é o presidente em exercício Michel Temer, apesar de a foto ser a do peemedebista. O dono do perfil é do morador de Brasília Daniel Ramos.
Segundo Daniel, a ideia surgiu após ler alguns poemas de Michel Temer, do livro “Anônima Intimidade“, e viu algumas piadas a respeito da publicação. “As pessoas brincavam que os poemas reais do Temer não eram lá essas coisas, alguém até criou um gerador automático de poemas do interino. Quando essas piadas estavam acontecendo, um amigo comentou no twitter que o usuário @temerpoeta ainda estava disponível. Nessa hora tive a ideia para o perfil”, conta o servidor público.Os poemas são inspirados nos acontecimentos políticos e nas piadas que já rondavam o presidente interino. “Em geral, começo os versinhos do zero, mas, às vezes, uso trechos de poemas e canções famosas como base, pra fazer uma graça a mais”, explica Daniel. No perfil, é possível encontrar posts com versos que fazem alusão ao filho de Michel Temer, que teria aprovado a nova logomarca do governo (“amo ver o michelzinho / rolando contente na grama, / escolhendo um logotipo / colorindo um pentagrama”), e critica uma suposta despreocupação do peemedebista em relação aos programas sociais (sua casa, sua vida / nada tenho a ver com isso / eu terei pra sempre as minhas / é tão bom fazer feitiço).
“A repercussão está sendo rápida e divertida. De uma vez, ganhei alguns milhares de seguidores. E continua crescendo, hoje estou com 29 mil. Pra mim, é um prazer escrever as minhas pataquadas e ver que alguém gostou, então acabo me divertindo muito com isso”, diz Daniel. O sucesso fez com que ele criasse uma página no Facebook com o mesmo nome.
Governo
Para se resguardar, Daniel não utiliza no nome de Michel Temer no perfil, mas sim de Michael Termer. E, até agora, ninguém do governo entrou em contato para retirar algum post ou até, porque não, fazer uma proposta de trabalho. “Devem ter coisas mais importantes a fazer. Melhor assim”, brinca Daniel.
Apesar de brincar com assuntos políticos sem censura, o servidor público, que mora no Lago Norte, acredita que a zoeira tem limites. “A piada política pode ser boa, ela mexe com a cabeça das pessoas. Mas há um limite do respeito ao ser humano, às minorias, aos que já sofrem com a vida o bastante. Quando faço o meu personagem ser carrancudo com as mulheres, é uma crítica que faço ao Temer e a esse tipo de pensamento ultrapassado. Mas quando o humorista sobe no palco e faz piada diminuindo a mulher, falando que ela merece violência, isso é outra coisa, isso é ser violento e reforçar a violência”, explica.
Confira alguns dos melhores poemas do Temer Poeta:
quiseste prender todo mundo
ó, japonês do xilindró
és como o alienista
dançou em sua própria pista
machado de assis não tem dó— michael termer poeta (@temerpoeta) June 8, 2016
golpista, triste apelido
tenho uma honra a zelar
um só golpe é permitido:
é o golpe do avatar— michael termer poeta (@temerpoeta) June 3, 2016
não suporto mais os jovens
para tudo dizem “miga”
“sua loka”, insistem
que alguém “lacrou”
jovem, vá lavar a louça
que o capiroto sujou— michael termer poeta (@temerpoeta) May 31, 2016
queria ser interino do seu coração
ficar cento e oitenta dias
decretando ousadias
de conchinha num caixão— michael termer poeta (@temerpoeta) May 27, 2016
sacrifícios serão necessários
no país, como são na vida
amansadores da angústia
e da desesperança
todo bom sacrifício
vem com velas e dança— michael termer poeta (@temerpoeta) May 21, 2016