Mercado de produtos vencidos é criado para evitar desperdício
A iniciativa dinamarquesa busca combater a fome no mundo. Os lucros serão destinados a trabalhos sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A ONG dinamarquesa Folkekirkens Nødhjælp inaugurou em Copenhague o Wefood, primeiro supermercado dedicado exclusivamente à venda de produtos vencidos do mundo. Os itens vendidos no local seriam jogados no lixo por estrem fora do prazo de validade, mas ainda se encontram em condições apropriadas para consumo. A iniciativa tem como objetivo lutar contra o desperdício e a pobreza.
Dados da ONU afirmam que um terço dos alimentos produzidos anualmente são desperdiçados, enquanto quase um bilhão de pessoas passa fome diariamente. Só na Dinamarca, cerca de 700 mil toneladas de alimento acabam indo para o lixo. Por isso, o Wefood foi criado.
O responsável pelo supermercado, Per Bjerre, garante que a qualidade dos produtos é testada e que o consumidor não corre nenhum risco. Além de ser uma maneira de combater o desperdício, a ideia também é uma ótima oportunidade de adquirir itens por baixo preço, que cai pela metade se comparado a novos.
Bjerre afirma que, por exemplo, quando uma fruta apodrece em uma caixa, é mais rápido para os grandes supermercados jogar o recipiente todo fora. No caso do Wefood, a função dos funcionários é justamente selecionar as frutas boas e fazer render o lote antes condenado. Desta forma, os alimentos seguem seguros e frescos para o consumo.
A ideia do supermercado sustentável se tornou realidade graças a um financiamento coletivo e todos os funcionários são voluntários. Os lucros são destinados a trabalhos sociais da ONG na África e na Ásia.