“Gratidão” é o novo “obrigado” das redes sociais e divide opiniões
A nova moda de agradecer a vida tomou conta das legendas de fotos e das conversas cotidianas
atualizado
Compartilhar notícia
A moda agora é ser grato. Basta uma busca rápida pela #gratidão e suas variações (a palavra escrita sem acento, por exemplo) nas redes sociais para ver o poder da palavra. Só em português, são mais de 1,5 milhões de posts no Instagram marcados com a hashtag popular da vez.
O novo “obrigado” aparece em tudo que é foto. A modelo Gisele Bündchen que o diga. Ao postar imagens com a expressão, ela popularizou o uso da tag no Brasil. A ideia é mais ou menos assim: se Gisele aparece posando com um pôr do sol lindo ao fundo, a legenda precisa vir acompanhada com #gratidão (ou grateful, em inglês).
Até um emoticon (símbolo) se adaptou à moda. As famosas mãozinhas unidas têm o mesmo efeito da palavra. A modelo não é a única entre as celebridades que usa a hashtag. O surfista Gabriel Medina, o jogador de futebol Alexandre Pato e as atrizes Taís Araujo e Luana Piovanni também aderiram à moda.
Uma foto publicada por Tais Araújo (@taisdeverdade) em
Alguns dizem que a palavra gratidão é mais adequada do que “obrigado”, que pode denotar algo como obrigação. Independentemente da razão, a moda pegou. No entanto, a mania divide as opiniões dos internautas. A hashtag virou motivo de gozação e revolta.
Eae seus #gratidao
— O tal do Nano (@umtaldenano) 7 fevereiro 2016
Aparentemente a fórmula mágica pra aparecer no Explorar do Instagram é botar uma sunga, plantar uma bananeira e usar a hashtag #gratidao
— Victor Martin (@9ctor) 10 fevereiro 2016
Quem chama pessoas de “amada” usa #gratidao
— bronko (@bronkojr) 3 fevereiro 2016
Não que eu goste de gente reclamona (aliás odeio), mas essa modinha de ficar falando #gratidão é um saco né
— Anna Clear (@annacla) 28 outubro 2015
E você? É do time #gratidão ou obrigado?