metropoles.com

Mãe fica chocada com recado em lancheira do filho por almoço “não saudável”

Foto de um bilhete deixado na lancheira do filho viralizou nas redes sociais e dividiu opiniões de pais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Recado em lancheira de criança australiana
1 de 1 Recado em lancheira de criança australiana - Foto: Reprodução/Facebook

Uma foto feita por uma mãe australiana de um bilhete que ela encontrou na lancheira do filho, de 3 anos de idade, repreendendo-a por um lanche “não saudável”, viralizou na internet. A nota foi enviada pela professora do jardim de infância e dividiu opiniões de pais na internet.

A postagem é de 2017, mas voltou a circular pelas redes sociais por conta da polêmica. No bilhete, com letras vermelhas e o desenho de uma carinha triste, a professora aconselhou a mãe a escolher opções melhores de lanches do que um pedaço de chocolate, o lanche que foi escolhido por ela para o pequeno.

3 imagens
Bilhete deixado em lancheira de criança causou polêmica nas redes sociais
Barras de chocolate: mãe recebeu reclamação da escola do filho por mandar chocolate na lancheira dele
1 de 3

Bilhete deixado em lancheira de criança causou polêmica nas redes sociais

Reprodução/Facebook
2 de 3

Bilhete deixado em lancheira de criança causou polêmica nas redes sociais

Reprodução/Facebook
3 de 3

Barras de chocolate: mãe recebeu reclamação da escola do filho por mandar chocolate na lancheira dele

Towfiqu Barbhuiya/Unsplash

“Seu filho tem uma fatia de chocolate, da categoria ‘Red Food’. Por favor, escolha opções mais saudáveis”, relatava o bilhete.

A escritora australiana Melinda Tankard Reist, que é amiga da mãe, que não foi identificada, mostrou a foto no Facebook à época, com uma resposta ácida.

“Minha amiga (mãe de oito filhos saudáveis, o que segue em relação ao número sete) recebeu isso hoje do [jardim de infância] dela de três anos. Eu disse a ela para colocar duas fatias amanhã”, comentou a escritora.

Ao responder os comentários, Reist acrescentou que a amiga faz tudo do “zero” para os filhos, incluindo pão, e que ela serve comida fresca e saudável todos os dias para eles. “Dizer-lhe que não pode dar ao filho um mimo na lancheira quando ela quer não é o equivalente a pornificar e sexualizar crianças.”

Opiniões divididas

A postagem no Facebook acumulou milhares de curtidas e muitos outros pais foram rápidos em compartilhar a indignação.

Um deles respondeu: “Parece que alguém não tem nada melhor para fazer com seu tempo do que fazer uma inspeção na lancheira. O que vem a seguir? Que ela vai decidir quando as crianças podem tomar fôlego?”

“Eu escreveria um bilhete para o professor: Sou responsável por alimentar meu filho. Você é responsável por educá-lo. Aproveite o seu dia!”

Mas uma mulher, que aparentemente trabalha como educadora infantil, defendeu a decisão da professora. “Temos que obedecer a certos regulamentos relativos à comida servidas às crianças. Podemos perder nosso credenciamento se ocorrer uma inspeção e não cumprirmos essas diretrizes!”

Sistema de semáforos

O “red food” (comida vermelha, na tradução livre do inglês) que a professora mencionou no bilhete se refere ao “sistema de semáforos”, uma diretriz escolar de alimentação saudável usada nas instituições de educação na Austrália e na Nova Zelândia.

A categoria verde está relacionada às opções de alimentos mais saudáveis, abrangendo lanches que são uma boa fonte de nutrientes e com baixo teor de gordura saturada, sal e açúcar adicionado.

Os alimentos da categoria amarela devem ser consumidos com moderação, enquanto os da categoria vermelha devem ser limitados. Este contém junk food, como bebidas açucaradas, picolés e fatias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?