metropoles.com

Saiba o que são metodologias ativas na formação dos estudantes

Elas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências e de habilidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ISTOCK
Grupo-de-estudo-1
1 de 1 Grupo-de-estudo-1 - Foto: ISTOCK

Cada vez mais instituições acadêmicas estão aderindo aos métodos ativos de ensino-aprendizagem, entre eles o PBL e o TBL, siglas em inglês, respectivamente, para: Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Equipe.

As metodologias ativas são aquelas que valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências e de habilidades, possibilitando que aprendam no próprio ritmo, tempo e estilo. Nesse modelo, o processo de ensino-aprendizagem é colaborativo e estimula o estudante a ir atrás de informações, favorecendo ambientes de troca.

Vários trabalhos científicos já têm demonstrado nos últimos anos que as aulas passivas, as tradicionais e meramente expositivas, não são potentes o suficiente para garantir um aprendizado sólido do aluno. A saturação no modelo tradicional de aula leva instituições a adotar metodologias ativas de ensino para motivar os estudantes e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo.

Ir à escola, ao cursinho ou à faculdade de medicina e ter de ficar sentado em uma carteira, na sala de aula, ouvindo o professor falar e demonstrar conhecimento tem sido cada vez menos animador e estimulante. Nas mais modernas instituições de ensino esta já não é mais a realidade de aprendizagem.

No curso de medicina do Einstein (SP), por exemplo, o método predominante é do aprendizado baseado em equipes. A metodologia envolve o trabalho em grupo — de seis a oito alunos — que uma ou duas semanas antes do encontro presencial com o professor estudam o material encaminhado. Passam por uma avaliação individual, com imediata devolutiva, antes do início da discussão dos casos, em grupo. Logo, há a contextualização do conteúdo e a aplicação dos conceitos.

No cursinho PPAmed (DF) os estudantes se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares estudando com relevância os assuntos de maior recorrência nos exames e utilizam, entre outros métodos, as abordagens ativas PBL e TBL. Há pelo país instituições aplicando essas metodologias em diferentes níveis. Na Faculdade de Medicina de Marília (Famema), o PBL, por exemplo, já é usado há 20 anos.

“O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”. Formulada há cerca de 2,5 mil anos, a máxima do pensador e filósofo chinês Confúcio foi retomada por pedagogos, psicólogos e estudiosos para fundamentar a utilização de meios de aprendizagem mais interativos e envolventes.

Mais do que uma simples transferência de conhecimento, aprender está associado à capacidade de compreender e fazer uso de raciocínio crítico e analítico. Assim sendo, tira-se de cena a memorização para incentivar o desenvolvimento de estruturas cognitivas que facilitam a recuperação de conhecimentos relevantes, quando vierem a ser necessários para a solução de problemas similares, explicam os especialistas.

Cada método tem particularidades, mas, em comum, há o fato de ambos basearem a aprendizagem na resolução de problemas, de transformarem o professor em um tutor, e de priorizarem o trabalho em equipe.

A vantagem desse método é que o aluno aprende a aprender, ele fica autônomo e passa a buscar soluções. Passa a ter acesso a inúmeras informações e ferramentas que ajudam a torná-lo mais flexível para resolver os problemas, assim como vai ser na vida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?