metropoles.com

O recado de Kylian Mbappé em 45 minutos

Na última terça-feira, Mbappé virou o jogador mais jovem a marcar 15 gols na Champions League. Com 20 anos e 306 dias, superou Messi e Raúl

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TF-Images/Getty Images
Club Brugge KV v Paris Saint-Germain: Group A – UEFA Champions League
1 de 1 Club Brugge KV v Paris Saint-Germain: Group A – UEFA Champions League - Foto: TF-Images/Getty Images

Ele está de volta. E vai desequilibrar. Kylian Mbappé perdeu boa parte do início da temporada 2019/20, lesionado. Aliás, o PSG sofreu com os desfalques nos últimos meses. Ainda sofre, se lembrarmos da contusão de Neymar na data Fifa. Thomas Tuchel ainda não conseguiu escalar seu ataque completo e o desempenho naturalmente oscila até aqui. Mesmo assim, os 100% de aproveitamento na Champions League encaminham uma tranquila classificação para a próxima fase.

O PSG se reforçou na última janela. Fez contratações menos midiáticas mas igualmente importantes para encorpar o elenco com jogadores úteis e de bom nível. Com um treinador que gosta de variar formações, funções e desenhos, a versatilidade é um importante ponto de partida.

As primeiras derrotas vieram mais cedo que o esperado na Ligue 1, em que o título nos últimos anos tem sido apenas uma questão de quando ou com quantas rodadas de antecedência. Mesmo com uma vantagem já confortável na liderança, muitas vitórias foram mais difíceis do que muitos imaginariam. Neymar foi o responsável por algumas delas, com gols nos minutos finais.

Aí entra a capacidade individual para decidir. E o PSG conta com jogadores mais do que capazes. Na última semana, Mbappé não chegou a ser titular, pois ainda não está 100% fisicamente. E nem precisou. Contra o Nice, fez um gol e uma assistência em sete minutos em campo. Contra o Club Brugge, foram três gols e uma assistência em 38 minutos.

Mbappé dispensa apresentações. Assumiu um protagonismo muito grande e precoce. No Monaco, na seleção e no PSG. Hoje, é uma realidade do futebol mundial. Mas segue se desenvolvendo, como um bom projeto em andamento. E o último ano mostra um jogador já mais completo. O atacante da Copa do Mundo era uma constante ameaça pela velocidade que possui. Dar campo para correr era sinônimo de problemas para os defensores.

A maior evolução recente está nos espaços mais reduzidos e na faixa central do campo. Mbappé mantém a potência, mas aprimorou a capacidade para arrancar e a agilidade para mudar de direção. Isso o torna ainda mais perigoso e completo, pois qualquer parte do gramado vira ponto de partida para um lance explosivo.

Com bom poder de finalização, poucos jogadores condicionam tanto uma partida no atual futebol mundial. Hoje, qualquer momento é uma ameaça para os adversários. Se estiver com a bola, pode acelerar e buscar uma infiltração driblando ou tabelando. Se estiver sem ou até do lado oposto, é uma arma que pode ser lançada em profundidade para uma diagonal em direção ao gol.

Em diversos duelos, a sensação é de que é capaz de jogar em uma velocidade diferente dos demais em campo, algo que muitos comparam com as clássicas arrancadas de Ronaldo nos anos 90. Na última quarta-feira, Mbappé virou o jogador mais jovem a marcar 15 gols na Champions League. Com 20 anos e 306 dias, superou Messi e Raúl em uma lista de respeito.

A idade do francês é um fator importante para dimensionar o potencial do que ainda está por vir. Já são três anos de alto nível, mas não há teto para o que pode alcançar. Mbappé certamente vai superar dezenas de lendas nas estatísticas da Liga dos Campeões e é o jogador jovem mais impactante do momento. O Campeonato Francês não costuma ser tão valorizado no Brasil, mas será determinante para seguir o desenvolvimento dele. O próximo passo é voltar a ver a parceria Mbappé-Neymar dentro de campo, até pelas diferentes maneiras de reunir e utilizar dois jogadores tão desequilibrantes em uma mesma equipe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?