SOS: entenda a diferença entre água micelar e tônico
Muitas pessoas não imaginam, mas a água micelar e o tônico são produtos com composição e indicações diferentes
atualizado
Compartilhar notícia
A limpeza da pele é o primeiro e, sem dúvidas, um dos passos mais importantes de uma rotina de cuidados do rosto. O ritual de limpeza protege contra a oleosidade excessiva, obstrução dos poros, formação de acne, além de contribuir para uma pele mais luminosa e hidratada.
Porém, é importante saber que uma limpeza bem feita vai muito além da lavagem com água e sabonetes específicos para o rosto. Após esse passo, é normal que ainda restem alguns resíduos e vestígios de sujeira.
Por isso, é importante finalizar a limpeza com uma água micelar e/ou um tônico. Mas, você sabe qual a diferença entre esses dois produtos?
Muitas pessoas não imaginam, mas a água micelar e o tônico são produtos com composição e indicações diferentes.
Apesar de ambos regularem o pH da pele (que fica desequilibrado após a lavagem), terem a função de limpar profundamente o rosto e retirar as impurezas, existem peculiaridades que os tornam diferentes e, muitas vezes, complementares.
Água micelar: limpeza suave da pele
É um produto multifuncional que remove os resíduos da pele, sem agredi-la, por meio de micelas, glóbulos que absorvem as impurezas como uma espécie de esponja. Não há álcool, nem conservantes ou agentes químicos em sua composição, o que a torna menos agressiva à pele. É por isso que esse produto é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis.
A água micelar pode ser usada no lugar do demaquilante, por ser capaz de remover maquiagens leves, sem arder e sem precisar de enxágue.
Além da limpeza, a água micelar entrega um efeito hidratado e luminoso à pele.
Veja algumas opções:
Tônico: limpeza profunda e controle da oleosidade
Além de limpar profundamente a pele, o tônico é mais voltado à redução da oleosidade e da produção de sebo e, por isso, é importante no controle das acnes.
Os tônicos recebem álcool e substâncias adstringentes em sua composição, o que o torna um pouco mais agressivo, não indicado para peles muito sensíveis, por exemplo. Por outro lado, é ideal para peles mistas a oleosas.
Algumas alternativas do mercado:
Conclusão?
As principais diferenças entre os dois produtos é que a solução micelar remove as impurezas sem irritar ou agredir a pele, sendo a mais indicada para quem tem peles sensíveis e podendo ser usada para remover maquiagem. A água micelar deixa a pele luminosa e hidratada.
Já o tônico trata a pele, deixando-a mais sequinha ao auxiliar no tratamento da oleosidade e, consequentemente, no controle de acnes, removendo os resíduos e impurezas acumuladas nos poros.