Minicurso ajuda “tias do zap” a checar desinformação nas redes sociais
Programa ensinará maiores de 50 anos a combater desinformação. Curso é gratuito e será ministrado por meio do WhatsApp
atualizado
Compartilhar notícia
Estão abertas as inscrições para a versão em português do MediaWise for Seniors, programa de educação midiática criado para auxiliar maiores de 50 anos a identificar e combater a desinformação que circula nas redes sociais. O minicurso é gratuito e será ministrado por meio do WhatsApp. O lançamento no Brasil tem o apoio do Projeto Comprova, do qual o Metrópoles faz parte.
A inscrição pode ser feita a qualquer momento nos próximos 12 meses pelo site do Comprova ou diretamente no WhatsApp. Após a inscrição, os participantes receberão conteúdos por meio do aplicativo durante 10 dias subsequentes.
Com lições que duram entre cinco e sete minutos, em formato de vídeo e mensagens de texto, o público poderá aprender técnicas simples de detecção e verificação de conteúdos suspeitos. Na versão brasileira, o minicurso é apresentado pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy.
Natalia Mazotte, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que coordena o Comprova, explica que a entidade tem procurado investir na educação midiática como forma de combater a desinformação nas redes sociais.
“A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, diz.
Alex Mahadevan, gerente do MediaWise, defende a expansão do programa, que já teve versões em espanhol, inglês e francês. “Estou entusiasmado por oferecer esse curso gratuito aos brasileiros, porque cidadãos, comunidades e países prosperam quando todos fazem a sua parte para promover a verdade”.
O Comprova é uma coalização de 40 veículos trabalhando de forma colaborativa para verificar conteúdos desinformativos nas redes sociais. Já o MediaWise é um iniciativa do Poynter Institute, organização sem fins lucrativos. O programa conta ainda com o apoio da Meta.
“Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário”, afirma Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil. “Nosso objetivo é que esse programa tenha o maior impacto possível e que ajude a nossa comunidade a olhar para informação na internet com forte senso crítico”, completa.
Juntos contra a desinformação
O Metrópoles foi escolhido para participar da nova fase do Comprova. O projeto + Redações é apoiado pela Embaixada e pelos consulados dos Estados Unidos no Brasil.
A iniciativa busca, de forma objetiva e apartidária, aumentar a capacidade das organizações participantes de avaliar e publicar informação verificada, além de expandir o alcance do projeto a diferentes partes do país. Os temas da checagem e verificação podem incluir assuntos como pandemia, políticas públicas e informações relacionadas às eleições presidenciais de 2022.