metropoles.com

Homem que aparece em vídeo com Bolsonaro não é homem-bomba de Brasília

O homem que aparece em um vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é o mesmo que cometeu um atentado a bomba em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Print de vídeo que mente ao dizer que homem-bomba de Brasília estava em restaurante com Bolsonaro. - Metrópoles
1 de 1 Print de vídeo que mente ao dizer que homem-bomba de Brasília estava em restaurante com Bolsonaro. - Metrópoles - Foto: null

Esta checagem foi realizada por jornalistas que integram o Projeto Comprova, criado para combater a desinformação, do qual o Metrópoles faz parte. Leia mais sobre essa parceria aqui.

Conteúdo investigado: Vídeo em que Jair Bolsonaro (PL) aparece junto a dois homens comendo um lanche. O conteúdo acompanha um texto que diz “esse do meio é o homem-bomba de Brasília”.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: O homem que aparece junto a Bolsonaro e ao deputado federal e prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL-MT), em um vídeo que circula nas redes sociais não é o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, que morreu após cometer um atentado a bomba na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Uma busca reversa de imagens no Google, feita a partir de uma captura de tela do vídeo, mostrou que o indivíduo nas imagens é o empresário cuiabano Joilton Padilha, que tem algumas semelhanças físicas com Francisco, além do fato de ambos usarem óculos.

Na ocasião, Bolsonaro estava em Cuiabá (MT) para reforçar o apoio à candidatura do deputado federal Abílio Brunini (PL) à prefeitura da cidade. Eles aparecem nas imagens, à frente de Joilton, comendo um “baguncinha”, tradicional lanche cuiabano, no dia 15 de outubro.

A confusão causada pela associação entre os dois homens repercutiu em diversos veículos de Mato Grosso (Jornal Estadão Mato Grosso, RepórterMT e Olhar Direto). O Impresso MT, por exemplo, detalhou que, no vídeo, Joilton está com óculos e a qualidade está muito baixa. Porém, os óculos e a “careca” são as únicas semelhanças entre o empresário e o homem que cometeu o atentado, apontou o portal.

No dia 15 de novembro, Joilton publicou um vídeo nas redes sociais de sua lanchonete, que serve o “baguncinha”, para desmentir a comparação e deixar claro que não se trata dele. “Eu vim através desse vídeo esclarecer, sobre a fake news que está rolando no TikTok, sobre um vídeo que eu estou ao lado do Bolsonaro falando que eu sou a pessoa que cometeu suicídio em Brasília”, disse.

O Impresso MT revelou ainda que, em comentários nas redes sociais, o homem também deixa claro que pretende tomar medidas legais contra quem está compartilhando o vídeo indevidamente.

vídeo original da visita de Bolsonaro à lanchonete de Joilton está disponível no Instagram, assim como a foto do encontro.

O Comprova tentou contatar o perfil que publicou o vídeo no TikTok, mas as configurações de privacidade da plataforma não permitiram o envio da mensagem.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 20 de novembro, o vídeo alcançou 267,9 mil visualizações.

Fontes que consultamos: Busca reversa de imagens no Google, reportagens sobre o tema e redes sociais do empresário confundido com o terrorista.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Peças de desinformação envolvendo Jair Bolsonaro são frequentes. O Comprova já mostrou, por exemplo, que a ida dele à posse de Trump depende do Supremo Tribunal Federal (STF) e não de passaportes da Itália e dos Estados Unidos, e que Rayssa Leal não dedicou medalha olímpica ao ex-presidente em entrevista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?