Sete razões para tirar o seu negócio da informalidade
Empreender está mais fácil. Selecionamos algumas boas razões para começar o seu negócio da maneira certa ou colocar o CNPJ em dia
atualizado
Compartilhar notícia
Muita gente ainda pensa que abrir uma empresa é coisa de outro mundo, que envolve um processo trabalhoso e burocrático. No entanto, desde 2015, a criação de uma micro ou pequena empresa é feita on-line, por meio da RedeSimples, graças à criação do Registro e Licenciamento de Empresas (RLE). Assim, os trâmites, que duravam até 120 dias, foram reduzidos para, no máximo, dez.
O RLE também permite ao empresário regularizar e dar baixa em um CNPJ. Tudo de forma descomplicada. Não é preciso ser um fera da computação ou muito menos do Direito Tributário. Basta acessar o portal da RedeSimples, é rápido e fácil.
Mas, se, mesmo assim, você é daqueles que acham que não vale a pena colocar a documentação em dia, que os impostos são altos e etc., selecionamos alguns motivos que vão fazer você repensar o assunto:
Mudou de ideia? Não? Em qualquer um dos casos, você pode receber mais orientações em uma agência do Sebrae no DF ou ficar atento ao calendário do Mutirão da Simplificação. A iniciativa percorre as Regiões Administrativas ao longo do ano, levando atendimento individualizado e gratuito aos pequenos e microempresários.
O próximo Mutirão da Simplificação ocorrerá de 31 de julho a 4 de agosto, das 8h às 18h, no estacionamento da Feira Permanente de Samambaia, em frente ao Supermercado Tatico. Nesta edição, a meta do Sebrae é realizar 4 mil orientações e habilitar ao menos mil pessoas em oficinas de capacitação. Entre os temas, estão finanças, microcrédito, marketing e muito mais.De acordo com o superintendente do Sebrae DF, Rodrigo de Oliveira Sá, o Mutirão em Samambaia contará, ainda, com novidades. Uma delas é o Salão do Empreendorismo Social, que oferecerá serviços gratuitos de beleza, exposição e venda de artesanato e de artigos para presente. “Será uma oportunidade para os próprios moradores conhecerem um trabalho desenvolvido na cidade e, além disso, ajudar a desenvolver a economia local”, conta.
Na quinta-feira (3/8), às 14h, outra novidade: o Encontro de Negócios de Produtos e Serviços para Moda irá reunir empreendedores locais que poderão trocar experiências, discutir parcerias e oportunidade de negócios. “Fizemos uma pesquisa e identificamos que o segmento de beleza e moda tem bastante potencial em Samambaia”, destaca Rodrigo Sá.
Quem também estará no Mutirão é a Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL/DF), oferecendo adesão para pessoas físicas e jurídicas ao Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento. A ferramenta funciona como um “currículo financeiro” e pode facilitar a obtenção de crédito e taxas de juros mais baixas, pois é baseado no histórico de compras e pagamentos.
Mais informações sobre a programação do Mutirão estão site Sebrae no DF (www.df.sebrae.com.br), ou na Central de Atendimento, pelo telefone 0800 570 0800.
Mutirão da Simplificação em Samambaia
De 31 de julho a 4 de agosto, das 8h às 18h, no estacionamento da Feira Permanente de Samambaia, em frente ao Supermercado Tatico
Endereço: Quadra 202, conjunto 1, lote 1, Centro Urbano — Samambaia